Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Eldorado Brasil a todo vapor

Notícias | Empresas e Negócios | 29.02.2012
Publicação
Divulgação Eldorado Brasil
Projeto inicial da Eldorado Brasil
O presidente da Eldorado Brasil, José Carlos Grubisich, anunciou em 28 de fevereiro último,os planos da empresa até 2020. O programa de expansão industrial prevê uma capacidade de produção de 5 milhões de toneladas de celulose. A primeira linha de produção da Companhia tem 68% da sua estrutura física já pronta e entrará em atividade em novembro de 2012. Serão investimentos na ordem de R$ 6,2 bilhões nas infraestruturas fabril, florestal e logística da companhia. “É uma realização pessoal e profissional estar ligado a um projeto tão promissor quanto este”, diz Grubisich. “Vamos exercer um papel de liderança no mercado mundial, com equipes de alta performance, que atuam com foco em inovação e sustentabilidade.” 
 
Para 2017, a Empresa já estuda a implantação da segunda linha de produção. E a terceira está prevista para entrar em operação em 2020. A recente incorporação da Florestal Brasil pela Eldorado, anunciada no final de 2011, verticalizou o processo produtivo e ampliou a competitividade da empresa. “O mercado de celulose está em pleno crescimento. A estimativa é que esse mercado demandará uma fábrica com produção anual de 1,5 milhão de toneladas a cada um ano e meio”, acrescenta Grubisich. 
 
A localização da fábrica é outra vantagem competitiva da Eldorado Brasil, permitindo uma logística integrada. Instalada em uma área de 900 hectares às margens do rio Paraná, em Três Lagoas (MS), a empresa contará com três modais logísticos para receber matéria-prima e escoar sua produção. “Nosso objetivo utilizar modais hidroviário e ferroviário, que apresentam maior economia em escala e menor impacto ambiental”, explica Grubisich. “Para isso, já adquirimos uma frota própria de locomotivas e vagões, especialmente desenvolvidos para a Eldorado Brasil, que vão transportar a celulose até um terminal próprio no porto de Santos, e de lá para os principais mercados do mundo.” Inicialmente, a Companhia pretende exportar para China e Europa.
 
A estrutura de capital da Eldorado Brasil está divida entre a holding J&F (50,15%), a MJ Empreendimentos (16,72%) e a FIP Florestal (33,13%), um fundo de investimentos em participações formado pelos maiores fundos de pensão do Brasil, como Petros (da Petrobras) e Funcef (Caixa Econômica Federal). Essa formação, somada aos empréstimos do BNDES, Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO) e Agência de Créditos à Exportação (ECA), equacionou as necessidades de aporte de recursos da companhia neste momento. Embora não tenha planos de realizar IPO no curto prazo, a Eldorado Brasil adota todas as boas práticas de governança corporativa. 
 
Durante 2011, a Eldorado Brasil respondeu por um dos maiores programas de plantio do País, com 31 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto. Atualmente, a empresa possui uma área total de 80 mil hectares de florestas destinadas para produção de celulose e, para 2012, a meta de plantio é de 35 mil hectares. A Eldorado já inicia suas atividades com um programa que prevê a certificação pelo FSC (Forest Sustainability Council) de todas as suas áreas florestais até 2017.
 
Desde o início, a Eldorado vem investindo no capital humano da Empresa. A Eldorado tem hoje 2 mil funcionários diretos e empregará mais mil quando a fábrica entrar em operação, o que deve beneficiar ainda mais o desenvolvimento na região leste do Estado de Mato Grosso do Sul. 
 
Sobre José Carlos Grubisich
José Carlos Grubisich assumiu o comando da companhia em fevereiro de 2012. Natural de Itatinga, interior de São Paulo, Grubisich é formado em Engenharia Química e desenvolveu grande parte de sua carreira na Rhodia. Em 2002, assumiu a presidência da Braskem e recentemente respondia pela presidência da ETH Bioenergia S/A. O executivo é membro da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e Adolescente e da Fundação Aliança Francesa.
 
Leia em breve na Revista O Papel (www.revistaopapel.org.br) entrevista exclusiva com José Carlos Grubisich!

Fonte: Máquina PR e Comunicação Eldorado Brasil



 

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados