Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Até 70% de economia de energia

Publicação

As aplicações hidráulicas de alta exigência em relação à tecnologia de regulagem ficam expostas a fortes oscilações de cargas durante a operação. Para garantir uma operação econômica diante de tal premissa, a servobomba da Voith adequa-se ao desempenho diário necessário, levando em conta as vazões e velocidades de motor variáveis.

Isto oferece, principalmente em condições de carga parcial, vantagens em relação aos sistemas convencionais que mantêm uma alta vazão contínua. A operação otimizada baixa o consumo de energia em até 70% e os custos operacionais gerais de todo o sistema hidráulico em até 35%, permitindo que o investimento no regulador seja amortizado em um prazo de um a dois anos.

O moderno sistema de bomba da Voith consiste em três componentes principais: servoconversor, servomotor síncrono e bomba de engrenagens internas. O servoconversor analisa e processa os valores de referência e os valores reais de pressão e velocidade. Ele regula o servomotor altamente dinâmico, que disponibiliza o torque necessário no mais breve tempo possível. Graças à otimização do grau de eficiência da bomba de engrenagens internas, esse desempenho é transferido ao processo de produção em função da pressão ou do volume. Com isso, dispensa-se a clássica tecnologia de válvulas, e a complexidade do equipamento e o resfriamento necessário são reduzidos. Ao mesmo tempo, aumentam-se a confiabilidade e a vida útil.

A servobomba permite uma regulagem altamente dinâmica, que é favorecida ainda mais pelo baixo momento de inércia da massa da bomba de engrenagens internas. Isto reduz o tempo de ciclo dos atuadores em até 50% e aumenta consideravelmente a produtividade da máquina.

Além do consumo de energia otimizado, a solução da Voith de velocidade variável também baixa as emissões de ruído do sistema em até 20 dB (A). Com isso, reduzem-se os custos com medidas de abafamento de ruídos – em muitos casos, até as diretrizes de trabalho são cumpridas sem qualquer outra medida adicional. 

Devido a parâmetros de regulagem integrados, a servobomba da Voith é imediatamente operável. Pressões e vazões são adequadas individualmente aos dados específicos do ciclo e otimizados em relação aos sistemas de comando existentes. Desse modo, o sistema também representa uma excelente solução na modernização de máquinas.

A servobomba possui inúmeras aplicações. Áreas típicas de uso são máquinas de fabricação de plástico, máquinas de fundição por pressão e máquinas operatrizes, assim como prensas. Como componente central de máquinas e equipamentos, ela identifica integralmente os parâmetros de operação atuais, oferecendo assim um ponto de intersecção ideal de integração no âmbito da Indústria 4.0.

Fonte: Voith

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados