Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Sistema pioneiro de redução e controle de incrustação

Publicação

A incrustação em digestores de madeira é um dos maiores vilões da indústria do papel e celulose. Impede a otimização de processos e reduz a produtividade de equipamentos de alta performance. E é muito difícil evitá-la, uma vez que a madeira traz cálcio e carbonato em sua composição que, ao entrar no processo de digestão, encontra condições adequadas à formação de incrustação, precipitando o carbonato de cálcio em forma cristal. Uma maneira de melhorar e reduzir esta incrustação será mostrada pela Nalco, uma empresa ECOLAB, durante o Congresso da ABTCP, que acontece de 09 a 11 de Outubro em São Paulo, no Transmamérica Expo Center. 

O cientista Reginaldo de Oliveira apresentará o estudo “Nova Tecnologia para Controlar a Formação de Incrustação no Processo de Celulose”. Oliveira mostrará a eficiência do equipamento SRM, sigla de Scale Rate Monitor, um equipamento pioneiro no mercado que ajuda a fazer a simulação do processo de incrustação de maneira rápida, podendo, em poucos minutos, avaliar o potencial de incrustação de um processo, possibilitando ajustar e otimizar a dosagem de agentes anti-incrustantes. O SRM também é utilizado para comparar a eficiência de diferentes aditivos e identificar o mais adequado às condições do cliente. 
 
“A Nalco foi pioneira ao desenvolver este equipamento que, em conjunto com um anti-incrustante adequado às condições do processo de polpação de celulose, atende à principal limitação dos demais sistemas, permitindo um melhor controle da dosagem do anti-incrustante e reduzindo, assim, a formação de depósitos no digestor, aumentando a sua eficiência. Já temos quatro unidades do SRM no Brasil, para uso no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da NALCO e também para apoio aos nossos clientes, sendo que já temos resultados positivos com esta aplicação”, explica Reginaldo Oliveira. 

Segundo o cientista, o SRM também foi usado para avaliar a causa de um aumento de incrustação em uma linha de bombeamento de efluente, que teve seu sistema comprometido por mudança de processos. Com o sistema de monitoramento da NALCO foi possível confirmar o aumento do potencial de incrustação do efluente e a causa deste aumento. Há também possibilidade de usar o mesmo sistema para outros fins, como controle de incrustação na linha de branqueamento de celulose, tratamento de água e indústria de mineração. “Para encontrar o melhor tratamento é importante compreender os mecanismos das incrustações e os inibidores. Daí em diante, sugerimos o tratamento químico adequado e ferramentas de monitoramento que são importantes para o seu controle. Temos alcançado alta eficiência com o SRM. E agora vamos compartilhá-lo”, finaliza.
 
Serviço
Apresentação do trabalho da ECOLAB/NALCO no Congresso será no dia 11 de outubro, quinta-feira, às 11h30.
45º Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP e VII Congresso Ibero-Americano de Pesquisa de Celulose e Papel.
De 9 a 11 de Outubro – Transamérica Expo Center – Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro. Acesso pela Av. das Nações Unidas, 18.591
Horários:
Exposição - das 13hs às 20hs (terça e quarta-feira/09 e 10) e até às 18hs (quinta-feira/11)
Congresso – das 9h às 17hs (terça-feira/09) e das 8h às 17hs (quarta e quinta-feira/10 e 11)

 

Fonte: AI Ecolab

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados