Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Valmet fornece máquina de papel-cartão mais moderna

Publicação
A nova linha de produção de papel-cartão revestido, a MP 28, fornecida pela Valmet para a Klabin, entrou em operação no dia 9 de junho, na fase 2 do Projeto Puma II, em Ortigueira (PR). O acordo entre as duas companhias foi assinado em junho de 2021. Além da máquina, a Valmet também forneceu para este projeto uma nova linha de fibras (polpa marrom) completa, que inclui o novo sistema de Cozimento Contínuo G3, e uma moderna linha de polpa químiotermomecânica branqueada (BCTMP). O escopo de entregas contém as principais soluções de automação e de Internet Industrial da Valmet.

A MP 28 é parte fundamental da segunda fase do projeto de investimentos da Klabin, conhecido como Puma II, com o objetivo de produzir anualmente 460 mil toneladas de cartão de alta qualidade. Vale destacar que, na primeira fase desse projeto, a Valmet forneceu a máquina de kraftliner MP 27, responsável pela produção de papel Eukaliner®, feito com 100% de celulose de fibra curta, juntamente com a linha de fibras marrom, equipada com o sistema de Cozimento Contínuo G3, o primeiro fornecido pela Valmet, no mundo.

A moderna planta de BCTMP e a nova linha de fibras estão integradas a máquina de papel-cartão MP 28. Essa máquina será capaz de produzir uma ampla variedade de papéis de alta qualidade, desde kraftliner até cartões revestidos, utilizando polpas: de celulose marrom de Eucalipto e Pinus, celulose branqueada de Eucalipto e Pinus e BCTMP. Entre os produtos fabricados, estão o "Folding Box Board” (FBB) e o “Liquid Packaging Board” (LPB), e está previsto um espaço reservado para futuramente adicionar cartões biorrevestidos ao portfólio.

“O segmento de papel para embalagens apresenta um enorme potencial de crescimento, impulsionado principalmente pela crescente demanda por opções mais sustentáveis. Essa nova linha de produção traz ainda mais valor para a Klabin, fortalecendo nosso modelo de negócios, que é integrado, diversificado e flexível. Com a operação da MP 28, a Klabin se posicionará como uma das principais produtoras mundiais de cartões revestidos de fibras virgens e kraftliner”, afirma o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, Francisco Razzolini.

“A Valmet foi escolhida como parceira estratégica para a MP 28 da Klabin, que produzirá papéis revestidos com altíssima qualidade. Com nossa vasta experiência, desenvolvemos soluções altamente eficientes e integradas, abrangendo desde a produção de celulose até o produto final, o papel. As soluções de internet industrial incorporadas neste projeto permitirão que a Klabin avance mais rapidamente em direção às suas metas de sustentabilidade e produtividade. Estamos fornecendo tecnologias de ponta que apoiam os objetivos estratégicos da Klabin nesse mercado”, acrescenta Celso Tacla, presidente da Valmet na América do Sul.

Informações técnicas sobre a máquina MP 28

O escopo fornecido consiste em um sistema completo de preparação de massa, que inclui refinadores de última geração e três circuitos de aproximação para alimentar a Máquina de Papel 28, que possui três caixas de entrada e três formadores OptiFormer, garantindo uma formação homogênea da folha, seguidos três prensas shoe press OptiPress, que desempenham um papel fundamental na preservação do bulk e densificação da folha. Além disso, um aplicador de amido OptiSizer com tecnologia film-press e dois OptiCoaters de alta tecnologia foram fornecidos para garantir uma aplicação homogênea do revestimento, elementos-chave para obter a mais alta qualidade do papel cartão. Por fim, foram entregues a enroladeira OptiReel, que possibilita trocas de “rolo jumbo” sem perdas de papel, e a moderna rebobinadeira OptiWin, totalmente automatizada e com desenrolador duplo. 

Também estão incluídos no escopo uma cozinha de tintas, para o preparo de amido e revestimentos do coater, além de vestimentas para todas as posições da máquina.

Para a saída das bobinas produzidas, foi fornecido um sistema automático de transporte de bobinas, ligando a MP28 até o novo depósito, incluindo um sistema de embaladeira de bobinas, rebobinadeiras de reprocesso e um cortador de bobinas refugadas. Foi incluído ainda um sistema de transporte a partir da MP27, para embalagem de bobinas WTL para exportação. Todo esse processo é apoiado em um controle inovador por TAGs de identificação por rádio frequência (RFID em inglês), com todas as informações sendo lidas de forma digital.

O escopo de automação inclui o sistema de automação completo Valmet DNA para processos e controles da máquina, juntamente com o sistema de controle de qualidade Valmet IQ. O start-up e a otimização da MP 28 contam com o suporte de um amplo pacote de aplicações de Internet Industrial da Valmet, que inclui serviços do Valmet Performance Center, uma combinação abrangente de aplicações avançadas de monitoramento e predição, além de controles avançados de processo (APCs). Ainda, os simuladores de treinamento desta máquina permitem simular todo o processo da máquina de papel usando a aplicação Valmet Virtual Mill.     

Informações técnicas sobre o escopo da linha de fibras e da planta de BCTMP 

A linha de fibras consiste em uma planta flexível capaz de produzir tanto celulose marrom de fibra curta de eucalipto quanto celulose marrom de fibra longa de pinus. A capacidade projetada para a celulose de eucalipto é de 1.000 ton/dia, enquanto a capacidade para celulose de pinus é de 800 ton/dia. A linha de fibras também inclui o novo sistema de cozimento contínuo, equipado com a tecnologia ImpBin para vaporização e impregnação dos cavacos de madeira. Esse sistema de dois vasos oferece excelente qualidade de polpa, com baixíssimo teor de rejeitos. Operando em conjunto, há o sistema de refinação de média consistência que contém os refinadores in-line EVO 46, na descarga do digestor, e os refinadores RGP-262, na posição de deshives. Além disso, temos os refinadores de baixa consistência cônica Conflo nas posições de rejeito. Para a linha BCTMP temos o refinador RGP-268 no primeiro estágio e a tecnologia Conflo no post-refining e rejeito. Adicionalmente, a etapa de lavagem utiliza a tecnologia de prensas Valmet TwinRoll TRPE, que oferece fácil manutenção, alta eficiência de lavagem, baixo consumo de energia e alta disponibilidade.

A nova linha de BCTMP, com capacidade de 400 ton/dia, possui um sistema de impregnação, duas etapas de refinação, a primeira em alta consistência através do refinador HC RGP-268, e a segunda, em baixa consistência através dos refinadores LC OptiFiner e RF-5, três etapas de lavagem e uma de depuração com tecnologia Delta Screen. Essa linha foi projetada para oferecer alto rendimento, baixo consumo de energia e excelente qualidade de celulose, atendendo assim às demandas da nova máquina de papel. 

A linha de fibras, o sistema de cozimento e a planta de BCTMP também estão equipados com Valmet Training Simulators para aumentar a eficiência e minimizar riscos nas operações

Somado a isso, aproximadamente 2.400 válvulas das marcas Neles, Jamesbury e Neles Easyflow que fazem parte da oferta da Valmet foram entregues ao projeto e garantirão a confiabilidade da nova linha.

Fonte: Valmet

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados