Voltar   

Valmet moderniza área de recaustificação da Arkhangelsk

Negócios e Mercado | Notícias | 08.06.2016




Valmet moderniza área de recaustificação da fábrica de papel e celulose russa Arkhangelsk

 A Valmet será responsável pela modernização da área de recaustificação da planta de celulose e papel Arkhangelsk, localizada em Novodvinsk, na Rússia. Esse upgrade compreende entrega de tecnologia e automação. A fábrica de Arkhangelsk está sendo reformada para elevar a capacidade produtiva e substituir equipamentos obsoletos. A partida do novo maquinário está prevista para o segundo semestre de 2017.

O negócio, que não teve seu valor divulgado, integra as ordens recebidas da Valmet no primeiro trimestre de 2016. Modernizações desse tipo costumam custar menos de 10 milhões de euros. 

“Esse projeto é o segundo estágio do processo de modernização de produção de celulose branqueada com foco no incremento da capacidade. O primeiro estágio englobou a troca de antigos lavadores de tambor e a instalação de três prensas TwinRoll que ocorreram de forma bem-sucedida, em 2015. A meta da reforma era elevar a produção de licor branco, que será seguida da instalação de uma planta de deslignificação de oxigênio. O antigo maquinário será substituído ao longo do projeto”, explica Pavel Smirnov, engenheiro chefe adjunto da fábrica Arkhangeslk.
 “A reforma tornará possível o aumento produtivo da planta e reduzirá, consideravelmente, o processo de manutenção exigido atualmente. A entrega é especialmente importante, já que configura como a primeira referente à nova geração de filtros disco de lama de cal: OptiDisc. O design vai aumentar a segurança e assegurar a operação da planta”, explica Thomas Malmqvist, gerente de vendas da Valmet. 

Detalhes técnicos da entrega 
A entrega inclui tecnologia para planta de recaustificação considerando resfriamento, caustificação, filtração do licor branco e do filtro disco de lama de cal. O projeto também englobou instrumentos de automação relacionados aos motores dos maquinários e um sistema de controle de processo DCS. O novo design do filtro disco de lama de cal dá acesso aos rolamentos e vedações pelo lado de fora do filtro, o que torna a manutenção mais fácil e segura. Com o novo desenho, a vida útil do eixo principal foi dobrada.

Fonte: Valmet