Voltar   

Ecolab fecha parceria com Oxitec

Notícias | Notícias | 18.05.2023




Ecolab fecha parceria com Oxitec para ampliar a distribuição do Aedes do Bem™ no Brasil 

 

Com alta de 47% no número de casos de dengue no país em relação ao ano anterior, a Ecolab coloca no mercado a solução para controle biológico do Aedes aegypti  

 

São Paulo, maio de 2023 - A Ecolab, líder mundial em sustentabilidade e soluções e serviços voltados para água, higiene e prevenção de infecções, fechou uma parceria com a Oxitec Ltd, líder no desenvolvimento de soluções de controle biológico de pragas, e passa a oferecer a seus clientes o Aedes do Bem™, uma solução biológica segura, eficaz e não tóxica para o controle do Aedes aegypti. Além da distribuição, a Ecolab fará todo o treinamento e suporte aos clientes para a manutenção da tecnologia, desde o início da venda até a aplicação do produto. A tecnologia, a princípio, será ofertada a governos e empresas do todos os Estados para o controle do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

 

Com eficácia e segurança comprovadas em vários pilotos bem-sucedidos no Brasil, e com a aprovação comercial pela autoridade brasileira de biossegurança, a solução promove o controle do Aedes aegypti de maneira simples e altamente eficaz. O produto consiste em uma caixa contendo ovos do Aedes do Bem™ - mosquitos machos que carregam uma característica autolimitante e são capazes de controlar a própria espécie. A partir das caixas, que podem ser ativadas apenas adicionando água, os Aedes do Bem™ se dispersam pela área urbana ao redor, procurando ativamente e acasalando com fêmeas do Aedes aegypti. Este cruzamento gera apenas mosquitos machos, que não picam, e as fêmeas, que picam e transmitem doenças, não sobrevivem até a fase adulta.  Com isso, existe uma diminuição significante no número de fêmeas transmissoras de doenças, e o controle da população do mosquito.  

 

Em 2022, o Brasil registrou 1.016 mortes confirmadas por dengue, 400% a mais que no ano anterior.  Já em 2023, dados do Ministério da Saúde mostram um aumento de 47% nos casos em todo o Brasil e, segundo o órgão, 160 mil registros da doença foram contabilizados entre os meses de janeiro e fevereiro. "A Ecolab tem como propósito promover um mundo mais limpo, seguro e saudável, protegendo as pessoas e os recursos vitais. Somos líderes globais em sustentabilidade e, portanto, buscar soluções que cuidem da saúde das pessoas e que seja seguras para o meio ambiente fazem parte da nossa estratégia e do nosso diferencial competitivo. A parceria com a Oxitec, portanto, veio somar ao nosso portfólio de inovações. Contamos com mais de 250 especialistas em nossa equipe, que irão oferecer a capilaridade necessária para termos a tecnologia do Aedes do Bem™ disponível em todo o país", esclarece Luis Montagner, líder da divisão de Controle de Pragas da Ecolab para o Brasil. 

 

"O Aedes do Bem™ foi recebido com alegria e entusiasmo em todos os lugares onde instalamos, principalmente por ser uma solução incrivelmente eficaz e fácil de usar. O mosquito, que transmite tantas doenças virais perigosas, tem sido uma ameaça à saúde pública e de difícil controle há muito tempo, e a nossa parceria com a Ecolab ampliará o impacto que podemos ter ao disponibilizar essa tecnologia em todas as partes do Brasil.", comenta Natalia Verza Ferreira, diretora geral da Oxitec do Brasil. "Estamos unindo empresas, o poder público e a sociedade em geral em prol dessa causa, e já estamos vendo um resultado muito positivo na adoção da solução em comunidades em todo o Brasil ", ressalta.