Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Paper Excellence finaliza aquisição da Catalyst Paper

Empresas | Notícias | 03.04.2019
Publicação
Paper Excellence finaliza aquisição da canadense Catalyst Paper

A Paper Excellence, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, finalizou a aquisição da empresa canadense Catalyst Paper. A aquisição, concluída em março, é mais um passo na implementação do plano global de crescimento da empresa na indústria de papel e celulose. Com a conclusão da aquisição, a Paper Excellence incorpora ao seu ativo três unidades produtivas da Catalyst, um centro de distribuição e a sede de empresa, todos localizados na província de Columbia Britânica, no Canadá. 

Com a aquisição, a Paper Excellence amplia seu portfólio de produtos que incluem papéis de impressão, papéis especiais e de embalagem. Além disso, aumenta a produção de celulose, impulsionando sua capacidade para atender clientes em todo o mundo.

"Sou grato à Paper Excellence pelo comprometimento com a indústria florestal na província de Columbia Britânica e pelo avanço da indústria de celulose”, afirma o premier John Horgan. "Nosso governo continuará trabalhando para revitalizar a indústria florestal costeira. O anúncio mostra que outros atores estão comprometidos com esse trabalho”, conclui.

Consolidação dos produtos

A Paper Excellence fabrica celulose de fibra longa (NBSK) para a indústria de papel, incluindo papel sanitário, e a pasta de Celulose Branqueada Quimitermomecânica (BCTMP) para impressão, cartão e embalagem, com especial foco no mercado asiático. 

A Catalyst Paper produz 1,3 milhão de toneladas de produtos de papel e celulose, que incluem celulose de fibra longa (NBSK), embalagens industriais e papéis para serviços de alimentação, além de papel revestido de madeira moída, papéis de jornal e papelão.

A Paper Excellence, que há pouco tempo dava seus primeiros passos no setor, evolui de modo consistente e integra a lista, em menos de uma década, de um dos maiores produtores globais de celulose.

Paper Excellence no mundo

Com sede operacional no município de Richmond, província de Columbia Britânica, Canadá, a Paper Excellence cresceu rapidamente e se tornou uma das maiores produtoras de celulose da América do Norte e do mundo, com uma capacidade de produção de mais de 3,5 milhões de toneladas de produtos de papel e celulose, além de receitas de 2,5 bilhões de dólares após a aquisição da Catalyst. 

Com a aquisição da Catalyst Paper, a Paper Excellence passa a contar com mais de 3 mil colaboradores distribuídos nas unidades do Canadá e França.

Paper Excellence no Brasil

Em setembro de 2017, a Paper Excellence assinou contrato com a J&F (que estava se desfazendo de seus ativos após envolvimento em um grande esquema de corrupção) para compra de 100% das ações da Eldorado Celulose. A aquisição foi negociada em etapas e a empresa adquiriu, de imediato, 49,41% das ações da Eldorado por 3,8 bilhões de reais.

Para concluir a aquisição dos outros 50,59%, a Paper Excellence foi obrigada a liberar as garantias prestadas pelo grupo J&F para as dívidas da Eldorado Brasil em 12 meses. O contrato assinado entre as partes não determinou nenhuma forma específica de liberação das garantias. O contrato impôs, no entanto, uma condição obrigatória de cooperação e colaboração entre J&F e Eldorado Brasil para liberação das garantias. O que não ocorreu.

“O Brasil sempre esteve nos nossos planos de investimentos. A compra da Eldorado confirma a importância e o respeito que temos pelo País. Não posso negar, minha surpresa com o rumo que tomou nossa primeira aquisição. Percebemos uma atitude dos vendedores que não condiz com um ambiente de negócios saudável para a atração de investimentos estrangeiros no Brasil”, afirma Jackson Widjaja, Chairman do Grupo Paper Excellence.

Após o fechamento do negócio o cenário macro e microeconômico da Eldorado melhorou significativamente. O preço da celulose registrou uma alta histórica de 41,5%. O dólar, moeda atrelada para as vendas da Eldorado, subiu 32% no período. Consequentemente, o EBITDA da Eldorado Brasil aumentou 74%. Por sua vez, o interesse dos vendedores de se desfazerem do ativo e cumprirem o contrato assinado diminuiu.

Mesmo com todos os recursos necessários para a conclusão da operação (aproximadamente 10,8 bilhões de reais), desde julho de 2018, a vendedora mudou seu comportamento e passou a impedir o fechamento da operação, buscando se beneficiar do aumento do valor da companhia após o contrato. 

Diante do comportamento da vendedora, a Paper Excellence entrou com uma ação na justiça para garantir a preservação de seus direitos e o cumprimento do contrato. O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar mantendo a validade do contrato. O fechamento do negócio, no entanto, será decidido na Câmara de Arbitragem.

“Confiamos no sistema jurídico brasileiro e esperamos uma decisão favorável à Paper Excellence para que possamos cumprir o contrato assinado com a maior brevidade. Lamento, pois, a situação implicará adiamento de novos investimentos, na geração de riqueza e de empregos, em detrimento da sociedade brasileira”, finaliza Jackson Widjaja.

Fonte: Paper Excellence

 

Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados