Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Tecnologia da Valmet traz nova perspectiva energética

Publicação
Dentre os maiores desafios de uma máquina de papel tissue está o controle do consumo energético. Ele impacta significativamente os custos empregados para a produção deste produto. Em especial, a demanda por energia térmica, responsável por até 70% do total da energia consumida na produção de papel de tissue. O sistema Valmet Advantage Balance Control™ controla, gerencia e analisa as características de secagem com o menor custo de energia possível

Na busca pela combinação dos melhores parâmetros de secagem da máquina de papel tissue, a Valmet traz ao mercado brasileiro o sistema Valmet Advantage Balance Control™, que permite à planta manter de forma automática e contínua os ajustes ótimos no sistema aerotérmico, como balanço e nível de umidade na exaustão nas máquinas de papel tissue. Dessa forma, o sistema pode selecionar os melhores parâmetros para secagem na escolha entre temperatura e velocidade de impacto. 
Isso é possível graças ao algoritmo personalizado e à série de sensores instalados em pontos chave do sistema aerotérmico do Valmet Advantage Balance Control™. O sistema detecta e ajusta os parâmetros de secagem e as características como temperatura do ar, pressão, fluxos volumétricos e valores de umidade, a fim de manter o menor consumo de energia específico. Além dos sensores de campo, o sistema inclui a instalação de um painel de controle conectado ao sistema supervisório de produção (DCS) e de qualidade (scanner) presente nas fábricas.

O Valmet Advantage Balance Control™ pode ser acessado localmente ou remotamente através de conexão VPN, que pode ser acessada por navegadores web (Internet Explorer, Google Chrome). A cada 15 segundos, o sistema coleta e calcula centenas de variáveis que são armazenadas. Com isso, é possível realizar análises e emitir relatórios para variados níveis de controle dentro da organização. Flexível e adaptável às mais diferentes configurações de fábricas de papel tissue, o sistema pode ser instalado tanto em máquinas novas como em máquinas com longo de tempo de operação.

“A implementação pode ser efetuada em diferentes níveis, partindo desde a instalação do sistema em uma única máquina de papel, com acesso limitado a alguns usuários, até em nível corporativo, para gerenciamento e benchmarking de diferentes máquinas de papel sob diferentes premissas”, explica Paolo Della Negra, gerente comercial do Centro de Tecnologia da Valmet, localizado em Gorizia, Itália.

Estudo de caso: economia de energia gera rentabilidade em planta de tissue na América do Sul

Atualmente, as máquinas de papel tissue possuem um nível de automação que permite o acompanhamento parcial da secagem como temperatura, umidade e consumo de gás. Porém, os atuais modelos de gestão não permitem o acompanhamento em tempo real do processo como um todo, tampouco permitem a intervenção e a manipulação em tempo real a fim de encontrar o equilíbrio citado.
 
A solução Valmet Advantage Balance Control™ atendeu essas demandas. Em 2017, o primeiro sistema foi instalado com sucesso na América do Sul, em uma máquina de papel tissue de dupla largura, focada na produção de papéis higiênicos de alta qualidade com 15 g/m².  Segundo Della Negra, o projeto foi iniciado, efetivamente, após uma auditoria de energia realizada em julho de 2015, onde foi possível estimar os potenciais ganhos com a implementação do Valmet Advantage Balance Control™.  
 
“Após curto período de start-up e comissionamento, já foi possível contabilizar os primeiros resultados de economia energética”, explica Della Negra. Antes da implantação dessa solução, o consumo médio de gás era de 415 Nm³/h, enquanto que a umidade média na exaustão era de 260 gramas de água por quilograma de ar seco. Com os novos parâmetros de processo ajustados automaticamente pela tecnologia da Valmet, o consumo de gás alcançou um patamar de 325 Nm³/h, enquanto que a umidade média na exaustão foi de 480 gramas de água por quilograma de ar seco. 

“Esta evolução no consumo de gás permitiu ao cliente alcançar um potencial de economia de 90 Nm³/h de gás, ou seja, redução de 21% no consumo”, detalha Della Negra. Isso se traduziu em uma economia anual de, aproximadamente, 170 mil euros.  

Della Negra acrescenta que, uma vez que o Valmet Advantage Balance Control™ foi instalado, um novo nível de desempenho operacional foi atingido. “Esse resultado se deve, em parte, à plataforma e à interface amigáveis do sistema”, completa. 

A solução é construída de tal forma que permite à Valmet estabelecer acesso remoto e prover o devido suporte técnico, onde técnicos devidamente capacitados irão estabelecer uma conexão segura com o sistema e acessar a base de dados permitindo, em tempo real, a coleta de dados e a análise do sistema. Outro diferencial do Valmet Advantage Balance Control™ é a possibilidade de conexão via dispositivos remotos como tablet, facilitando o acesso.

Fonte: Valmet

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados