Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


DEMISSÕES E CONTRATAÇÕES NAS PEQUENAS INDÚSTRIAS

Publicação
A 54ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi) ao Datafolha, aponta que o nível de contratações (do mês anterior) na categoria teve uma leve melhora, passando de 7% para 13%, de julho para agosto de 2017. Destaca-se, porém, cenários distintos: nas pequenas, as contratações e demissões estão no mesmo nível, pela primeira vez desde outubro de 2014 (média de 33%), enquanto nas micro, as demissões ainda superam as contratações.

No quadro geral, há uma perda líquida de vagas - 22% das Micro e Pequenas Indústrias demitiram, diante de 13% que contrataram. Por isso, o Índice de Satisfação Econômica do setor manteve-se estável, com avaliação negativa persistindo, sem sinais significativos de melhora na atividade.

As pequenas indústrias, porém, começam a esboçar uma reação frente à economia, com expectativa mais positiva. "Para essas, a crise existe e afeta os negócios ainda, mas, nos últimos três meses, cresceu o número de empresários (de 23% em junho, para 40%, em agosto) que acreditam que a economia deva voltar a crescer no último trimestre", pontua o presidente do Simpi, Joseph Couri. Apesar do leve otimismo, 72% da categoria, no geral, ainda temem pelo futuro por causa da crise.

A pesquisa apontou, ainda, que o Índice de Investimentos passou de 25 para 34 pontos* entre julho e agosto e alcançou o mesmo patamar registrado em agosto de 2016 (33 pontos). Entre as micro, o índice passou de 22 para 30 pontos. Já nas pequenas, foi de 40 para 58 pontos, o melhor resultado em dois anos.
Em agosto, 17% dos empresários indicaram ter feito algum investimento em bens de capital ou espaço físico para melhora da produção no mês anterior, ante 12% em julho. De forma geral, 9% das Micro e Pequenas Indústrias investiram em máquinas e equipamentos e 5% em espaço físico.

Custos aumentam
O Índice de Custos do setor caiu para 139 pontos em agosto, após atingir, no mês anterior, o maior valor em quatro anos (150 pontos), aumentando, portanto, as despesas gerais. Quanto menor o índice, maiores são os custos para os empresários.

No total, 30% das MPI's foram atingidas pelo aumento significativo de custos de produção em agosto, ante 25% do mês anterior. A alta dos custos de matéria-prima e insumos (20%), tal como energia, além das despesas com transporte e logística, são consideradas as principais causas do aumento de custos.
*os índices são medidos em pontos, variando de 0-200.

A Pesquisa
O Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo Simpi e efetuada pelo Datafolha, é reconhecido como sinalizador de tendência. É importante salientar que 42% das MPIs de todo Brasil estão em de São Paulo.
A íntegra das 54 pesquisas Simpi/Datafolha, desde março de 2013, está disponível no site da entidade (www.simpi.org.br).

Mais informações da pesquisa, a versão completa pode ser acessada por meio deste link: Pesquisa SIMPI Agosto 2017

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados