Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Fibria comprou fatia da Spinnova com apoio da Pöyry

Publicação
A Fibria adquiriu recentemente 18% do capital da Spinnova, empresa finlandesa de desenvolvimento de tecnologia para produção de tecidos a partir de fibras de madeira. As empresas foram reunidas em um processo de busca por parcerias, apoiado pela Pöyry – multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia. Trata-se de um exemplo da decisão da Pöyry de atuar em estreita colaboração com startups de segmentos que vão da biotecnologia ao digital, inclusive levando oportunidades para clientes globais como a Fibria, com a qual mantém um relacionamento de longa data.

Para identificar o parceiro industrial adequado à necessidade da Spinnova e viabilizar a transação, a Pöyry realizou análise de potenciais parceiros, atuou no desenvolvimento de relacionamento com a Fibria e deu apoio às negociações e à assessoria contratual. O resultado do trabalho da Pöyry permitirá que a Spinnova e a Fibria atuem em conjunto na busca de novas oportunidades para o desenvolvimento de tecnologia, realização de testes e programas piloto, em escala pré-comercial, de novos produtos de alto valor.

Em um processo dessa natureza, ser capaz de apoiar uma startup exige uma posição confiável entre as empresas globais da indústria de base florestal, que atuam desde a biomassa até o usuário final, além de uma ampla compreensão do mercado e o conhecimento de tecnologias inovadoras, áreas nas quais a Pöyry tem se empenhado em desenvolver.

A Spinnova desenvolve tecnologias de baixo custo e ambientalmente sustentáveis para fabricar insumos para a indústria de tecidos e de não-tecidos. Sua tecnologia utiliza fibras de madeira para produzir filamentos e fios que podem substituir algodão, viscose e outras matérias-primas tanto em aplicações tecidos e não-tecidos. A parceria com a Spinnova e sua plataforma tecnológica poderão permitir à Fibria, em linha com sua estratégia de novos negócios, desenvolver produtos para novas aplicações ao longo dos próximos anos.

“A parceria com a Spinnova está totalmente alinhada à estratégia da Fibria de agregar valor à sua base florestal. Essa aquisição de participação abre a oportunidade para nos posicionarmos em uma tecnologia inovadora e sustentável para a produção de têxteis”, afirma o diretor de Estratégia e Novos Negócios da Fibria, Vinicius Nonino.

"A parceria com a Fibria ajudará a Spinnova a expandir seu negócio de forma mais rápida, e melhorar significativamente sua competitividade global. Valorizamos esta parceria, com muitas sinergias em nível estratégico e visão compartilhada. Foi ótimo trabalhar com a equipe Pöyry, composta por verdadeiros profissionais, e cujo apoio foi inestimável durante o processo de identificação de um parceiro", explica Janne Poranen, CEO e fundadora da Spinnova.

"Atuamos ativamente no cenário das startups, em uma busca contínua por novas tecnologias e empresas especializadas em bioindústrias, energia e na área digital. Nossa rede global e forte relacionamento com as principais empresas da indústria de base florestal nos permitem encontrar parceiros adequados para diferentes necessidades e conectar startups a investidores, com benefícios mútuos”, afirma Petri Vasara, vice-presidente de Consultoria de Gestão da Pöyry. “Somos o parceiro ideal para apoiar os clientes com nosso entendimento técnico e de mercado que abrange toda a cadeia de valor, da matéria-prima até mercados finais."

Fonte: Fibria

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados