Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Primatec investe em startup focada em água e energia

Publicação
O Fundo de Investimento em Participações (Primatec) adquiriu participação societária na TecSUS - Tecnologias para a Sustentabilidade, com o intuito de ampliar o portfólio da startup, que cria soluções inteligentes para a gestão eficiente de água e energia, entre outros.
 
Desenvolvidas inicialmente a partir de estudos no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), as soluções da TecSUS atualmente podem ser implantadas em condomínios – residenciais ou comerciais –, indústrias e até mesmo em toda uma cidade. Na prática, a redução do consumo dos recursos naturais possibilitada pela tecnologia pode atingir percentuais próximos a 40%.
 
Empresa brasileira de base tecnológica, situada em São José dos Campos (90 km de São Paulo), a TecSUS desenvolve tecnologias que monitoram toda a cadeia de distribuição de água e energia. Dispositivos, aplicativos e sistemas para a transmissão e recepção de dados atuam como ferramentas que identificam pontos de desperdício na cadeia de abastecimento, distribuição de água e geração e distribuição de eletricidade.
 
O Fundo Primatec, por sua vez, surgiu a partir do programa Inova Empresa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que investe exclusivamente em companhias oriundas de incubadoras e parques tecnológicos, com modelos de negócios altamente escaláveis e com potencial de rápido crescimento. 
 
Em uma rigorosa seleção, a TecSUS foi selecionada entre diversas empresas incubadas em universidades e parques tecnológicos de todo o país. 
 
"Os fatores mais importantes encontrados na TecSUS, associados com a missão do fundo, fizeram com que a empresa fosse inicialmente escolhida e aprovada. Acreditamos que a capacidade de inovação e criação de valor, além da ética e consciência socioambiental demonstradas nos produtos e na forma de atuação da empresa foram destacados”, explica Diogo Branquinho, CEO da TecSUS.
 
Segundo Diogo, os recursos serão destinados à organização de uma estrutura capaz de ampliar o alcance das tecnologias TecSUS para todo o país, com foco em estratégias comerciais e estabelecimento de uma rede de parcerias nas principais cidades brasileiras.
 
"Esta rede, uma vez formada, poderá garantir que as tecnologias inovadoras para gestão eficiente de água, energia e outras utilidades, além das tecnologias para cidades inteligentes, desenvolvidas pela TecSUS, sejam utilizadas em todo o país e também no exterior. Outra parte dos recursos poderá ser destinada à consolidação de novas tecnologias, em desenvolvimento pela empresa”, aponta o gestor.
 
Produtos
As soluções desenvolvidas pela startup concentram-se em seis produtos, cada um deles com tecnologia para monitorar diferentes recursos: TecHydro, TecLux, TecGas, TecLighting, EDA (Estação de Monitoramento e Controle de Dados Ambientais) e Smart Cities.
Primeiro produto desenvolvido pela startup, o TecHydro é um sistema de monitoramento e controle remoto do consumo de água. A tecnologia permite ao usuário o acompanhamento de seu consumo em tempo real e o controle de todos os gastos, identificando os pontos de desperdício.
 
A partir dessa experiência, a empresa deu continuidade ao desenvolvimento de outros produtos, cujas finalidades seguem o mesmo princípio: otimizar a gestão e o uso dos recursos naturais. O TecLux, sistema de monitoramento de energia elétrica, e o TecGas, que monitora o uso do gás, são extensões da tecnologia, utilizando-se da mesma confiabilidade e praticidade.
 
Smart Cities
Os produtos desenvolvidos pela TecSUS são inovadores no que diz respeito ao conceito das cidades inteligentes. A empresa já conta com projetos de integração dos meios de monitoramento para consolidação de redes de comunicação capazes de abrigar aplicações de uma cidade verdadeiramente conectada.
 
Com o TecLighting, voltado à iluminação pública, pode-se criar uma estrutura integrada, robusta e flexível, a partir de dispositivos instalados nas luminárias, capaz de receber dados de outras aplicações e atender a diversas demandas de uma cidade inteligente e sustentável.
 
“O que estamos propondo é a implantação de uma rede com sensores de enchente, sensores ambientais, toda a parte de monitoramento do consumo elétrico, hídrico e de gás, além de dispositivos móveis, isso em toda a cidade. Na prática, pode-se ter, assim, semáforos inteligentes, iluminação inteligente, além de gerar ferramentas para a economia dos recursos”, explica Diogo.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados