Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


PROGRAMA DA PÖYRY AJUDA A REDUZIR CUSTO DE PRODUÇÃO

Publicação
A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, apresenta o seu Programa de Excelência Operacional para auxiliar as empresas de Celulose e Papel a melhorarem seus processos industriais. O programa tem potencial de reduzir o custo de produção da tonelada de celulose entre 20 a 50 euros, assegurando uma importante vantagem competitiva no mercado internacional de celulose.

Na avaliação de Gabriel Sousa, Principal Consultant da Pöyry Management Consulting (ramo de consultoria de gestão da Pöyry), a indústria brasileira de celulose já alcançou um estado de maturidade comparável ao dos países mais desenvolvidos. “No entanto, mesmo plantas que iniciaram a operação recentemente, e que, portanto, contam com equipamentos novos, nem sempre conseguem extrair o desempenho máximo devido a ineficiências dos processos de produção e de gestão”, explica, ao destacar que é necessário avaliar cada um dos processos envolvidos, e até mesmo a produção como um todo, para identificar pontos de melhoria que permitam reduzir custos, evitar perdas e otimizar a produção. “Muitas das melhorias que identificamos não requerem custos de investimento”, afirma.

No programa da Pöyry, uma equipe multidisciplinar realiza um diagnóstico completo, que vai desde o processamento inicial da madeira até a elaboração do produto acabado, passando pela análise de consumo de químicos, geração de energia e eficácia dos processos de manutenção. Processos e situações de monitoramento e controle de toda planta, bem como a logística de armazenamento também são avaliados. O objetivo é identificar ineficiências, perdas potenciais e propor ajustes que possam ser realizados, sem o recurso a investimento. 

As oportunidades levantadas são, então, ranqueadas, levando em conta os resultados que podem ser alcançados em função das melhorias propostas; e considerando ainda o tempo necessário para sua implantação. O diagnóstico com as sugestões de melhorias é então apresentado ao cliente, e, caso ele decida adotar alguma – ou todas – as medidas sugeridas, o projeto é então detalhado e colocado em prática.

“Todo o levantamento é realizado em um prazo máximo de seis a oito semanas. Nosso diferencial está associado ao fato de podermos avaliar, simultaneamente, os processos de gestão e a componente técnica, abordagem que nossos clientes consideram única”, afirma Sousa. 

Já o prazo médio de implantação das melhorias, dependendo da decisão do cliente e da complexidade do processo, pode ficar entre 12 e 18 meses. O consultor destaca que identificar o potencial de eficiência é relativamente rápido, mas é um passo essencial para a implantação já que não se pode buscar a otimização de algo que não se conhece. “Já a captura dessa eficiência perdida não é um processo simples. Por isso, muitos dos nossos clientes buscam o nosso apoio durante esse período.”

Além de ajudar as empresas a identificar e avaliar desperdícios, propor soluções, acompanhar a adoção de ações corretivas e medir os resultados alcançados, o programa funciona como importante aliado das fabricantes na busca pelo uso mais racional dos recursos energéticos e de matéria-prima, e aumento da eficiência da produção, objetivando a redução de custos e ganhos em competitividade.

Com 50 anos de experiência, tendo atuado em mais de 400 projetos – cerca de 90% das plantas de celulose e papel no mundo –, os especialistas da Pöyry têm profundo conhecimento de toda a cadeia da indústria florestal, que abrange desde a produção da matéria-prima até o produto acabado, para fornecer subsídios que os clientes necessitam para suas decisões de investimento e de melhoria operacional, a partir de um know-how que abrange as áreas de negócio, processos e tecnologia. 

Fonte: Pöyry

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados