Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Fibria compra 18% da empresa Spinnova

Publicação
A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, assinou contrato para aquisição de participação minoritária na empresa Spinnova, da Finlândia, estabelecendo uma parceria para desenvolvimento, produção e comercialização de materiais baseados em suas tecnologias.

A Spinnova é uma startup com foco no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e ambientalmente sustentáveis para a produção de matérias-primas para a indústria têxtil. Essas tecnologias utilizam fibras de madeira para a produção de fios e filamentos que podem substituir o algodão, a viscose e outros insumos na aplicação em tecidos e não tecidos.

A Fibria pagará 5 milhões de euros por 18% do capital da Spinnova. Conforme acordo de acionistas, a Fibria terá o direito de indicar um membro para o Conselho de Administração da Spinnova.

“Essa parceria reforça o posicionamento da Fibria para o desenvolvimento de novos produtos com alto valor agregado, que vão além do conceito de commodity e complementam nossa liderança global na produção de celulose de eucalipto. A aquisição de participação na Spinnova amplia nosso portfólio de investimentos em empresas que sejam capazes de contribuir com soluções para os problemas relacionados às mudanças climáticas e para uma economia de baixo carbono”, afirma o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

"A chegada da Fibria ajudará a Spinnova a expandir nossos negócios de forma mais rápida e melhorar significativamente a nossa competitividade global. Valorizamos muito essa parceria, que consideramos benéfica para ambos os lados, pois temos muitas sinergias estratégicas e compartilhamos uma visão comum. Estávamos procurando por novas oportunidades de negócios e ficamos impressionados com a capacidade da Fibria de trabalhar com uma startup de tecnologia como a nossa", diz o CEO e fundador da Spinnova, Janne Poranen,

A parceria com a Spinnova e sua plataforma tecnológica poderão permitir à Fibria, em linha com sua estratégia de novos negócios, desenvolver produtos para novas aplicações ao longo dos próximos anos.

“A parceria com a Spinnova está totalmente alinhada à estratégia da Fibria de agregar valor à sua base florestal. Essa aquisição de participação abre a oportunidade para nos posicionarmos em uma tecnologia inovadora e sustentável para a produção de têxteis”, afirma o diretor de Estratégia e Novos Negócios da Fibria, Vinicius Nonino.

O acordo assinado entre a empresa brasileira e a finlandesa prevê o investimento conjunto da Fibria e da Spinnova no desenvolvimento de uma linha de produção piloto para teste da viabilidade das tecnologias desenvolvidas pela Spinnova e produção em escala pré-comercial. Caso o projeto atinja a fase comercial, as duas empresas poderão estabelecer uma joint-venture para produção e comercialização do produto.

"Essa parceria reforça o nosso atributo de inovação competitiva e nos coloca na vanguarda tecnológica da produção de fibras têxteis a partir da madeira”, finaliza o diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria, Fernando Bertolucci. 

Fonte: Fibria

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados