Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Teste na caldeira de recuperação marca avanço na obra

Publicação
A Fibria cumpriu uma etapa importante da obra de ampliação da sua unidade em Três Lagoas (MS). A empresa concluiu com sucesso o teste hidrostático na Caldeira de Recuperação, permitindo que o equipamento inicie as etapas finais de montagem.
 
A caldeira de recuperação é a parte essencial de uma fábrica de celulose. Sua função é recuperar químicos utilizados no processo de produção e gerar vapor, que é transformado em eletricidade. A caldeira da segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas é uma das mais modernas do mundo, conferindo eficiência e produtividade no processo de produção de celulose. 

O teste hidrostático na caldeira de recuperação avaliou a soldagem das tubulações de pressão, com objetivo de verificar a sua segurança operacional. Concluído com êxito, o teste permite a continuidade das etapas finais de execução da caldeira. 

“Os diferenciais competitivos da Fibria iniciam-se na especificação dos equipamentos mais modernos no mercado, até as melhores práticas de construção, montagem e operação. A caldeira de recuperação da Fibria é um exemplo por sua destacada tecnologia e alta eficiência. A realização do teste hidrostático atesta que estamos no caminho certo, avançando no cronograma, cumprindo os prazos planejados para o início das operações da segunda linha da Fibria em Três Lagoas (MS), previsto para o início do quarto trimestre desse ano”, afirma o diretor de engenharia e projetos da Fibria, Júlio Cunha. 

A caldeira foi alimentada com aproximadamente 1.000 m³ de água desmineralizada e pressurizada a 166 bar (unidade de medida de pressão) para verificar a estanqueidade do sistema, ou seja, se não há vazamentos. Toda operação levou três dias, envolvendo cerca de 30 profissionais da Fibria e das empresas parceiras na construção da segunda linha da empresa no município.  

Para iniciarem os testes nos equipamentos, a Fibria concluiu as etapas de montagens nos sistemas de utilidades, que inclui água, energia elétrica e ar comprimido. Para o teste hidrostático na caldeira de recuperação, por exemplo, iniciaram as operações da ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETAC (Estação de Tratamento de Água de Caldeira), que forneceu água isenta de minerais para o teste.

Fonte: Fibria

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados