Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Solenis inaugura Centro de Tecnologia no Brasil

Publicação
A Solenis inaugurou o seu Centro de Tecnologia na cidade de Paulínia, São Paulo, o novo polo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa na América Latina. O local possui aproximadamente 1.000 metros quadrados de área construída e estrutura para gerenciar as necessidades de aplicações dos clientes da região e o desenvolvimento de novos produtos. Este é o sétimo centro de tecnologia da companhia no mundo. Os outros seis estão localizados em Wilmington (Estados Unidos), Krefeld (Alemanha), Barendrecht (Holanda), Shanghai (China), Drammen (Noruega) e Terrassa (Espanha).

A nova instalação faz parte de um pacote de investimentos de R$170 milhões realizados pela Solenis no Brasil nos últimos três anos. Além do novo Centro de Tecnologia, o valor inclui a instalação de dois novos reatores na fábrica de Paulínia, a aquisição da Quimatec Produtos Químicos, em Araraquara, e diversas iniciativas de melhorias de processos.

A inauguração do novo laboratório amplia a capacidade da empresa de estabelecer parcerias estratégicas com o fornecimento de especialidades químicas para o tratamento de águas industriais e aditivos para processos nos segmentos de celulose e papel, açúcar e álcool e mineração. “Juntamente com outros investimentos realizados recentemente na planta de Paulínia, o Centro de Pesquisa é um passo importante para entregarmos a inovação que os nossos clientes precisam, já que passamos a disponibilizar equipamentos de última geração e ainda mais especialistas para atender a todos os segmentos em que atuamos”, afirma José Armando Aguirre, vice-presidente da Solenis na América Latina.

Com as novas instalações, o objetivo da Solenis é que novas soluções e produtos possam ser desenvolvidos localmente do começo ao fim, principalmente, nos setores de celulose e açúcar e etanol. Em breve, o Centro de Tecnologia de Paulínia será o Centro de Excelência Global da Solenis no desenvolvimento de especialidades químicas para o mercado de celulose. “O Brasil já é um dos maiores produtores de celulose do mundo e é um setor em franca expansão”, afirma Aguirre. De acordo com o executivo, ter este Centro de Tecnologia e o Centro de Excelência garantem que a Solenis esteja pronta para fornecer inovação contínua e excelente serviço para um mercado em rápida mudança.

Equipamentos de última geração
A Solenis investiu em uma extensa lista de equipamentos da mais alta tecnologia e que hoje estão instalados nos cinco laboratórios que compõem o Centro de Pesquisas. O destaque é o novo laboratório-piloto, onde está instalada uma torre de resfriamento e o OnGuard™, inovador sistema de monitoramento e controle da performance do programa químico. Neste espaço é possível simular as condições reais de operação de uma torre de resfriamento, utilizando amostras de água proveniente dos clientes. A Solenis também investiu para expandir os serviços já prestados, incluindo a análise de amostras fornecidas pelos clientes e o desenvolvimento de novos produtos específicos para o mercado latino-americano.

O laboratório de serviços analíticos será focado na análise de amostras de águas, celulose e papel cedidos pelos clientes. Ao todo, atualmente, são recebidas mais de 700 amostras e cerca de 6 mil análises são realizadas por mês para fornecer respostas técnicas e recomendações para a resolução de problemas. A equipe de vendas da Solenis trabalhará em estreita colaboração com o laboratório analítico para responder rapidamente aos desafios e validar e monitorar os programas da Solenis. Com a implantação do novo laboratório, a capacidade deste serviço deve aumentar significativamente.

A equipe da Solenis no laboratório de “FastTrack”, outro entre os cinco laboratórios no PTC, será responsável pelo rápido desenvolvimento de novos produtos. Neste espaço serão realizados também testes que simulam as condições de aplicação dos produtos da Solenis, de forma a verificar e comparar a performance de diferentes produtos, além de possibilitar o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Também haverá laboratórios dedicados à análises físicas de papel e análises microbiológicas, que possibilitarão o uso de novas técnicas analíticas e o incremento da qualidade do suporte técnico prestado pela Solenis.

“A presença da companhia no País é caracterizada pelo profundo conhecimento técnico de uma equipe experiente. O novo Centro de Tecnologia nos permite continuar a atender às demandas de nossos clientes e expandir as oportunidades de negócios mais rapidamente”, diz Edmir Carone Júnior, gerente de Tecnologia e Desenvolvimento da Solenis para América Latina e responsável pelo Centro de Tecnologia.

Fonte: Solenis

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados