Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Suzano conclui instalação de cristalizador

Publicação
A Unidade Mucuri (BA) da Suzano Papel e Celulose passou a contar com um novo Cristalizador a partir da última quarta-feira (19). O equipamento de 35 toneladas, o maior já instalado em uma fábrica de celulose, contribuirá para a otimização do consumo de insumos químicos na produção desse produto. 

O projeto da nova planta de cristalização demandou investimento da ordem de R$ 57 milhões e resultará em uma maior eficiência na remoção de cloretos e potássio acumulados durante o processo de produção da celulose, além da recuperação de sulfato e carbonato de sódio, o que permitirá menor uso de insumos para esta finalidade. “Também esperamos uma redução da taxa de corrosão dos equipamentos, sobretudo os aços inoxidáveis, em função da menor presença do cloreto, e uma maior disponibilidade das caldeiras para nossa produção”, afirma Ricardo Medeiros, gerente de Engenharia da Suzano Papel e Celulose.

O principal equipamento desse sistema, o vaso cristalizador, foi construído na China e navegou por 30 dias até o Porto de Vitória (ES), de onde saiu de balsa até Caravelas (BA). A capacidade da bomba de recirculação do equipamento é de 14,7 milhões de litros por hora e a centrífuga que equipa o cristalizador é a maior já instalada no Brasil.

Funcionamento

As cinzas das caldeiras de recuperação são compostas principalmente por sulfato e carbonato de sódio, produtos nobres que, posteriormente, serão transformados em licor branco para o cozimento da madeira, e que devem ser recuperados para sua reutilização. Porém, durante o processo, esses químicos se misturam a outros elementos, como cloretos e potássio, que ingressam no ciclo de recuperação química de uma fábrica de celulose a partir da madeira e da água utilizados no processo. Uma vez presentes, provocam problemas de corrosão e perda de disponibilidade de equipamentos. 

Para aumentar a competitividade da Unidade de Mucuri, a Suzano Papel e Celulose adquiriu um equipamento considerado “estado da arte” no tratamento das cinzas provenientes da queima nas caldeiras de recuperação. “A eficiência esperada na remoção de cloretos e potássio com essa nova planta de cristalização é de 95%, ainda maior do que a taxa de 70% que já alcançávamos com o antigo sistema de remoção. O novo modelo também proporciona um aumento de 65% para cerca de 85% na taxa de recuperação de sulfato e carbonato de sódio”, explica Medeiros.

Investimentos

A aquisição do cristalizador da Unidade Mucuri estava prevista no programa de investimentos realizados pela Suzano Papel e Celulose com foco em melhorias de processo e aumento de competitividade e capacidade. O mesmo complexo fabril de Mucuri passará a contar com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) modernizada a partir do próximo mês de junho, um sistema que garantirá melhoria adicional à qualidade da água devolvida ao Rio Mucuri.

Os investimentos anunciados pela Suzano Papel e Celulose para 2017 incluem ainda as duas novas linhas de tissue, nas fábricas de Mucuri e Imperatriz (MA), e de uma unidade de produção de lignina, em Limeira (SP). O desgargalamento da Unidade Imperatriz também será concluído neste ano, o que ampliará a capacidade de produção de celulose no local de 1,5 milhão para 1,65 milhão de toneladas anuais.

Fonte: Suzano

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados