Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Celulose Riograndense ganha prêmio mundial

Publicação
O projeto de expansão da Celulose Riograndense foi eleito como um dos três melhores do mundo de 2015 pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute - PMI). A instituição, com sede na Pensilvânia (EUA), possui 700 mil membros e atua em mais de 185 países. Sem fins lucrativos, o PMI é a maior associação mundial que reúne profissionais de gestão de projetos. Esta foi a primeira vez que o Instituto selecionou um projeto da América Latina para concorrer à premiação. 

A escolha dos finalistas teve, como premissa, destacar projetos com o potencial de mudar o mundo e de resolver grandes problemas da sociedade, deixando um impacto que vai durar por gerações. A Celulose Riograndense foi reconhecida por executar um projeto que permitiu à fábrica quadruplicar sua produção, reduzindo drasticamente a sua pegada ambiental. 
 
O presidente da indústria, Walter Lídio Nunes, avalia: “O crescimento industrial não tem de ocorrer em detrimento do ambiente. Quadruplicamos a nossa capacidade de produção, enquanto diminuímos drasticamente o impacto sobre o meio ambiente”. Walter Lídio enumera os avanços que a planta de Guaíba alcançou: 
- Maior autonomia energética (concepção de um sistema capaz de gerar 80% da energia necessária para seu funcionamento através dos processos de produção de celulose);  
- Redução de 60% do consumo de água da fábrica, mesmo após a sua quadruplicação; 
- Reciclagem de 99,8% dos resíduos sólidos industriais da fábrica; 
- Redução da emissão de gases na atmosfera (a indústria removeu CO2 da atmosfera em quantidade 15,9 vezes maior do que a emissão destes gases gerada por ela durante sua produção fabril). 

O presidente da empresa afirma que essas metas foram atingidas porque a CMPC priorizou a responsabilidade social e ambiental na concepção do projeto. “Além de preservar os recursos naturais, realizamos a obra de ampliação respeitando os vizinhos da fábrica, oferecendo novas oportunidades econômicas para os moradores da região e mantivemos os mais elevados padrões de saúde e segurança durante a execução do projeto”, conta Walter Lídio.

Além dos 5 bilhões de reais investidos na planta de Guaíba, foram dedicados 50 milhões reais para melhorias em estradas locais e infraestrutura, criados 11 mil postos de trabalho diretos durante a obra e contratados o maior número de fornecedores regionais possível, o que injetou 2,3 bilhões de reais na economia local. Também foram realizadas mais de 230.000 horas de cursos de formação e qualificação para 10 mil trabalhadores: “Ao oferecer estes cursos, qualificamos as pessoas não só para trabalharem no nosso projeto, mas em futuras oportunidades em todo o Estado e todo o País", esclarece o executivo.
 
Outro diferencial do projeto foi o fato de a empresa ter colaborado estreitamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STICC) para identificar e resolver quaisquer problemas de segurança, instalando, inclusive, um escritório do Sindicato dentro do canteiro de obras – ação inédita no Brasil. Como resultado, o projeto encerrou com a taxa de acidentes mais baixa para projetos industriais no setor de papel e celulose do País. “Graças a esses cuidados, não tivemos nenhuma greve de trabalhadores durante toda a obra, o que contribuiu para que cumpríssemos o cronograma de trabalhos rigorosamente dentro dos prazos”, comemora o Presidente.

Fonte: Celulose Riograndense 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados