Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Papirus encerra 2022 com crescimento de 7% em vendas

Publicação

Papirus encerra 2022 com crescimento de 7% em vendas

 

Desempenho superou as metas e a média do setor. Previsão é de manutenção do volume de negócios em 2023

 

Papirus, uma das principais fabricantes de papelcartão do País, encerrou o ano de 2022 com um desempenho acima da previsão e da média do setor. Suas vendas no mercado interno cresceram 7%, enquanto as exportações se ampliaram em 1%. O crescimento é resultado da estratégia de expandir a capacidade de produção, tomada anteriormente e praticamente concluída em 2022, bem como na estratégia de desenvolver produtos sustentáveis, em sua maioria produzidos com o uso de aparas pós-industriais e pós-consumo, dentro do projeto de economia circular da companhia.

 

Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), de janeiro a dezembro, o consumo aparente de papelcartão - que é o resultado da produção nacional de papelcartão descontadas as exportações e incluídas as importações - registrou um aumento de 3%, de 700 para 721 toneladas, em comparação ao mesmo período de 2021, enquanto as exportações tiveram uma queda acentuada de 35%. "Neste cenário, a Papirus contabilizou um aumento expressivo de vendas, e isto demonstra o acerto de nossa decisão de crescer com foco em produtos que utilizam aparas pós-consumo e pós-industrial, em um cenário que, global e localmente, volta-se cada vez mais aos produtos sustentáveis", destaca Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e Marketing da Papirus.

 

Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e Marketing da Papirus


Em sua avaliação, o ano de 2022 foi de muitos desafios para a economia brasileira e global e para os diversos setores de atividades. "Entramos em um momento de reacomodação após a pandemia. O ritmo de oferta retomou os patamares de normalidade, com a China voltando ao mercado de papelcartão", conta o co-CEO da Papirus. "A queda do custo dos fretes também influenciou a oferta, fazendo com que os estoques voltassem a um patamar regular de mercado. Do lado da demanda, verificamos uma queda na Europa e na região do conflito entre Rússia e Ucrânia, e uma expansão moderada nos demais continentes", explica Varella.

 

Neste contexto, a Papirus conseguiu crescer acima do mercado. Outro ponto a favor do crescimento da empresa foi o desenvolvimento de produtos voltados à fabricação de bandejas e copos de papel, para o atendimento dos mercados de delivery e fast food. Esses produtos possuem estruturas adequadas e revestimentos com barreiras para contato com alimentos e bebidas, e diversos tipos de gramaturas e formatos. "Essas são tendências que seguirão em crescimento, e que ajudarão a sustentar o mercado no primeiro semestre de 2023 nos mesmos patamares de 2022", avalia Varella.

 

Tomar a decisão de seguir crescendo e avaliar os investimentos necessários para isso no médio prazo tem sido a estratégia da Papirus. Neste início de ano, a empresa avança na meta de alcançar o patamar de 123 mil toneladas/ano de produção, com a conclusão do plano de investimento mais R$ 30 milhões na expansão da capacidade de sua fábrica localizada em Limeira, no interior paulista. Ao mesmo tempo, inicia estudos para dar um salto posterior de produção, em um plano a ser implantado a partir deste ano.

 

"A partir de 2023 daremos um passo maior rumo à expansão, e, para isso, estamos iniciando os estudos para definir como se dará esse crescimento, e também em quais mercados vamos avançar", afirma o co-CEO da Papirus, ao destacar que, seja qual for o caminho, o crescimento será orientado pela sustentabilidade, valorizando a reciclagem de resíduos e de toda a cadeia de aparas pós-industrial e pós-consumo.

 

Fonte: Papirus

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados