Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Dexco apoia hub de inovação AgTech Garage

Empresas | Notícias | 01.02.2023
Publicação
AgTech Garage: protagonismo impulsiona DEXCO em inovações florestais

 

Companhia amplia sua atuação e passa a ser Innovation Partner do hub de inovação para fomentar novos negócios e o desenvolvimento tecnológico do cultivo de florestas


Crédito: Dexco/divulgação

São Paulo, janeiro de 2023 — A Dexco, dona das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, inicia o ano dando um salto como parceira protagonista de inovação do AgTech Garage - maior hub de inovação no agronegócio da América Latina e parte do network PwC, passando da categoria de Ecosystem Partner para a de Inovation Partner do hub.

Ao expandir sua colaboração com o ecossistema de inovação brasileiro, a companhia passa a fazer parte de um seleto grupo de empresas que estão liderando disrupções que geram valor ao agronegócio e incentivando mentes criativas a encontrarem soluções para tornar o setor cada vez mais sustentável e competitivo.

 

De acordo com Jonas Salvador, gerente de desenvolvimento florestal da Dexco, desde outubro de 2021, a empresa realiza buscas ativas de parceiros dentro do hub para trabalhar com inovação aberta de forma mais profunda na área florestal -- base para sua unidade de negócios madeira, responsável por mais de 60% do resultado da companhia. No médio prazo, as iniciativas devem levar a Dexco ao desenvolvimento de novos produtos a partir de madeira, à transformação digital para a floresta 4.0 e à mecanização e automação de operações florestais.

 

"O upgrade na parceria passa a valer a partir deste mês de janeiro, e estamos empolgados para envolver profissionais de todas as áreas da companhia, bem como parceiros. No último ano desenvolvemos seis projetos piloto com startups por meio do hub e o objetivo de 2023 é acelerar o período de buscas por soluções e engajar ainda mais as equipes para ampliar as capturas dos projetos de inovação", conta Salvador.

 

Inovações que vêm da floresta

Segundo Lucas Machado Rodrigues, gerente de competitividade e inovação em madeira da Dexco, uma co-criação promissora com uma startup do hub foi o início do desenvolvimento de engenharia para controle mecanizado de brotação de eucalipto, que visa melhorar a qualidade, custo e segurança desta operação e vai ao encontro da jornada de transformação tecnológica do Agro nacional.

 

Outra iniciativa, que está em desenvolvimento junto a mais uma startup parceira do AgTech Garage, é a caracterização em tempo real da madeira para o processo industrial, ao capturar dados como umidade, densidade, entre outros. "Queremos ter um domínio maior e, por que não, total, da qualidade de nossa principal matéria-prima que vai para a fábrica", conta Salvador.

 

A busca por novidades é intensa. Nos últimos seis meses, a Dexco também realizou provas de conceito junto a duas startups para validar formas alternativas de medições meteorológicas a partir de equipamentos de alta tecnologia e conectividade que minimizam a dependência humana. O objetivo é garantir uma captura e registro mais eficiente de dados climáticos como pluviosidade, umidade do ar e intensidade solar para aprimorar seus modelos de crescimento de florestas.

 

Por fim, uma quarta iniciativa está ajudando a empresa a integrar e fazer o tratamento inteligente de todos esses dados. "Queremos usar os dados a nosso favor. Buscamos otimizar a aplicação de fertilizantes em áreas onde nossos modelos indicam limitações de produtividade em decorrência de pluviosidade inferior. Estamos acelerando as ações que nos levam a ocupar uma posição entre as melhores empresas do mundo em produtos florestais", diz Machado.

 

Outra grande ambição com a parceria é demonstrar ao ecossistema de inovação que o agro nacional vai além do fornecimento de soluções para alimentação e energia, ao se destacar também como provedor de soluções para os ambientes em que vivemos, trabalhamos e confraternizamos. "O agro também é design, elegância, acabamento, enfim, é viver ambientes", completa Lucas.

 

José Tomé, Líder AgTech Garage e sócio PwC Brasil, comemora a chegada da Dexco como Innovation Partner. "O fato de a Dexco ter investido para se tornar um parceiro tão relevante na comunidade AgTech Garage demonstra o nível estratégico que o setor florestal tem dado à inovação aberta. Ficamos muito contentes em ser o parceiro de escolha para colaborar nessa jornada", diz.

 

Com a mudança de categoria, a Dexco contará com um novo espaço na sede do AgTech Garage, em Piracicaba/SP, onde seus colaboradores, parceiros e convidados poderão interagir com toda a comunidade empreendedora e vivenciar na prática como o Agro pode ser traduzido em "soluções para melhor viver".

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados