Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


CMPC desenvolve parceria para soluções em logística

Publicação
CMPC e multinacional de inovação aberta buscam soluções inovadoras e sustentáveis para logística

Em parceria com a empresa SOSA e a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI), produtora de celulose terá acesso a soluções de ecossistemas internacionais de tecnologia

 



Crédito: Fabiano Panizzi

A CMPC anunciou parceria com a empresa SOSA, agente global do setor de inovação aberta, para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da sua cadeia de suprimento florestal no Brasil. O objetivo da iniciativa é otimizar e modernizar o transporte de celulose e madeira, que atualmente é feito por vias fluviais e terrestres.

 

A SOSA atua na busca e validação de startups para corporações e governos, garantindo que as equipes de inovação encontrem com precisão a tecnologia necessária para resolver desafios de negócios, identificar oportunidades e construir novos produtos. A multinacional israelense possui um acordo com a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) desde 2021, para possibilitar que indústrias no Brasil tenham acesso a um ecossistema global de tecnologia, gerando engajamento e colaboração com as tecnologias 4.0 mais disruptivas em desenvolvimento fora do país.

 

A CMPC é a primeira empresa do Brasil a participar dessa ação buscando soluções na área de logística. Com essa parceria, é esperado que os recursos de inovação aberta da SOSA ajudem a implementar tecnologias voltadas a otimizar embarques, aumentar a eficiência operacional e reduzir a pegada de carbono do transporte de madeira. Durante todo o processo de scouting (exploração) e validação, a SOSA avaliará startups candidatas a atender aos requisitos tecnológicos, à infraestrutura e aos regulamentos locais da CMPC.

 

O projeto de inovação será composto por três etapas:

identificação e definição de desafios da empresa ao lado de novas oportunidades;
acesso a empresas e sistemas de tecnologia global avançada;
construção do projeto-piloto ou prova de conceito (POC), que reúne evidências documentadas da possibilidade de êxito, com colaborações estratégicas para implementação.
 

As startups selecionadas terão a oportunidade de realizar um POC de suas soluções em escala industrial e potencialmente apoiar os esforços da CMPC para ter uma cadeia logística mais eficiente e sustentável.

 

"Essa parceria está alinhada com nossa busca constante pela evolução e melhoria de nossos processos, ajudando a conservar os recursos naturais e nos tornando mais sustentáveis a cada dia. Hoje somos referência nacional no uso do modal hidroviário para o transporte de cargas, evitando mais de 100 mil viagens de caminhões por ano e contribuindo para a redução das emissões de carbono. Entendemos que os projetos apresentados pelas startups participantes dessa iniciativa nos permitirão aumentar nossa eficiência operacional na logística florestal de forma ainda mais inovadora", explica o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

 

"Abordar a cadeia de suprimentos, dadas as inúmeras questões que as empresas enfrentaram nos últimos dois anos, permitirá que empresas como a CMPC melhorem seus resultados e operem de forma mais sustentável", diz Uzi Scheffer, CEO da SOSA. "Nossa colaboração com a CMPC por meio de nossa parceria com a CNI espera catalisar a inovação e oferecer às empresas soluções que sejam impactantes e sustentáveis".

 

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados