Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Valmet e CMPC finalizam acordo tecnologias e automação

Publicação
Valmet e CMPC finalizam acordo para entrega de tecnologias e automação para modernização da fábrica de Guaíba (RS)
A Valmet e a CMPC finalizaram o acordo pelo qual a Valmet e a CMPC assinaram uma carta de intenção em setembro de 2021. Conforme o acordo, a Valmet fornecerá tecnologias-chave e automação para o projeto BioCMPC da CMPC. A meta é modernizar e aumentar a capacidade de produção da linha 2 da fábrica de celulose de Guaíba de 1,5 milhão de ADt/ano (toneladas secas ao ar por ano) para 1,85 milhão de ADt/ano. Espera-se que a fábrica modernizada comece a operar no quarto trimestre de 2023.
O pedido está incluído nos pedidos recebidos pela Valmet para o quarto trimestre de 2021. Os valores não foram divulgados.
Os principais objetivos do projeto BioCMPC são aumentar a sustentabilidade da fábrica de celulose e modernizar a tecnologia de produção. O projeto incluirá novas medidas de controle e gestão ambiental em toda a fábrica. O projeto foi cuidadosamente elaborado, com base na missão da CMPC de produzir e comercializar de forma sustentável madeira, celulose, papel e produtos sanitários de primeira qualidade, que sejam competitivos, agreguem valor e criem oportunidades de desenvolvimento para seus funcionários e comunidades locais.
“A CMPC escolheu as soluções mais ecologicamente eficientes e sustentáveis. A entrega da Valmet oferece todos os benefícios de nossa oferta completa e exclusiva, consistindo em tecnologia de processo, automação e serviços. Continuaremos a excelente cooperação melhorando o desempenho da fábrica e incluindo mais soluções de Internet Industrial combinadas com serviços especializados fornecidos no local e remotamente”, afirma o presidente da Valmet na América do Sul, Celso Tacla.
"Fornecemos à fábrica nossas mais recentes inovações tecnológicas projetadas para alta eficiência, o que permitirá que a fábrica seja uma das plantas mais sustentáveis no Brasil, com baixo impacto ambiental. O projeto terá um impacto significativo no emprego tanto para a nossa engenharia, produção e execução de projetos no Brasil e nos países nórdicos”, diz o presidente da linha de negócios de Celulose e Energia da Valmet, Bertel Karlstedt.
“A Valmet foi escolhida para ser o principal fornecedor de tecnologia e automação para o projeto BioCMPC e estamos muito felizes em participar desta inovadora e moderna iniciativa. Todos os equipamentos e soluções representam tecnologia comprovada, que proporciona melhor desempenho ambiental e maior eficiência de produção. O projeto traz benefícios ao cliente, à comunidade e ao meio ambiente local e global”, afirma o diretor de Celulose e Energia da Valmet na América do Sul, Fernando Scucuglia.
Informações técnicas sobre a entrega
A entrega da Valmet para a linha 2 da fábrica de celulose de Guaíba incluirá a reforma na secagem de celulose, linha de fibras, evaporação e planta de licor branco, uma nova caldeira de recuperação e novo tratamento de cinzas, além da ampliação do sistema digital de controle distribuído (SDCD) incluindo aplicações avançadas de internet industrial. A entrega da tecnologia será complementada por pacotes de peças sobressalentes. A linha será otimizada para alta confiabilidade e desempenho com baixo impacto ambiental.
A modernização da linha de secagem de celulose aumentará a capacidade e o desempenho de secagem e enfardamento com os mesmos elevados requisitos de segurança operacional que sempre orientam os projetos da Valmet. A modernização inclui melhorias para depuração e secagem, passagem de ponta automática e uma linha adicional de enfardamento.
Já a linha de fibras contará com uma modernização que inclui a atualização da tecnologia da planta de cozimento, melhorias na linha de fibras na lavagem marrom e lavagem pós-oxigênio e um novo estágio adicional de branqueamento. A modernização oferece flexibilidade para minimizar o uso de água e a geração de efluentes, melhorando a sustentabilidade da linha de fibras e os KPIs ambientais.
A modernização da planta de recuperação inclui aumento da capacidade da caustificação e forno de cal atualização da planta de evaporação para oito efeitos, nova caldeira de recuperação de alta potência com precipitadores eletrostáticos (ESP) e tratamento de cinzas com tecnologia Ash Leaching Duo. A modernização da planta de recuperação enfatiza a alta eficiência energética e as baixas emissões. A coleta e o manuseio de gases odoríferos da fábrica são aprimorados ainda mais com atualizações de NCG em todas as ilhas de processo.
A entrega de automação também inclui o sistema digital de controle distribuído Valmet DNA, controles avançados de processo (APC) para áreas selecionadas, analisadores e transmissores online.
A entrega é apoiada por um amplo pacote de serviços da Valmet Industrial Internet (VII) com suporte especializado local e remoto. Os serviços de VII incluem suporte do Valmet Performance Center, aplicações como Data Discovery, Dynamic Center Line Advisor, ferramentas de monitoramento de performance e simulador de treinamento de operadores.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados