Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Irani desenvolve embalagem com tecnologia inédita

Publicação
A Irani Papel e Embalagem, uma das principais indústrias do setor de papel e embalagens do país, lança a primeira embalagem de papel com tecnologia antiviral, antibacteriana e antifúngica do Brasil, com destaque para a capacidade de inativar o vírus da Covid-19 (SARS-CoV-2), além de outros vírus, bactérias e fungos, em 99,9% em até cinco minutos de contato. A inovação, que será aplicada no papel utilizado para a produção de embalagens e chapas de papelão ondulado, chegará ao mercado em junho. Com o potencial anti-Covid, o lançamento garante maior segurança e saudabilidade aos brasileiros, contribuindo para a higiene dos itens.  
 
Desenvolvido em parceria com a Nanox Tecnologia, empresa especializada em materiais inteligentes, nanotecnologia e antimicrobianos, o papel conta com micropartículas de prata responsáveis por oxidar a camada externa do vírus, criando, portanto, uma barreira de proteção antiviral, antibacteriana e antifúngica que elimina em 99,9% o SARS-CoV-2 da superfície da embalagem, além de outros vírus, bactérias e fungos.
 
Outro grande diferencial da tecnologia é a sua durabilidade, já que a proteção antiviral permanece ativa durante toda a vida útil do papel e da embalagem, mesmo se entrar em contato com o álcool ou outras substâncias. Além disso, o produto não é nocivo ao meio ambiente, visto que foi produzido com fibras recicláveis em linha com os padrões de sustentabilidade da Irani. 
 
“O papelão e as embalagens estão, cada vez mais, presentes na vida das pessoas e em suas casas, seja quando pedimos uma refeição via delivery, quando compramos algo pela internet ou vamos ao mercado. Por que não oferecer aos consumidores e ao nosso setor uma embalagem totalmente segura contra vírus, fungos e bactérias, garantindo o cuidado e segurança à saúde de todos? Foi isso que pensamos e, após muita pesquisa e testes, apresentamos de forma inédita ao mercado brasileiro o primeiro papel antiviral que inova o nosso setor e confere total segurança aos brasileiros, já que o nosso produto é seguro contra diferentes tipos de vírus, fungos e bactérias”, diz Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani Papel e Embalagem. 
“O lançamento da nossa nova categoria de produto está alinhado à estratégia de negócios da Irani, que tem como objetivo investir e inovar em soluções e materiais sustentáveis e que atendam às necessidades atuais dos brasileiros”, complementa Ribas. 
A produção do produto antiviral da Irani se concentra na unidade de papel localizada em Vargem Bonita, em Santa Catarina.

Para desenvolver o novo produto, a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Irani realizou uma série de testes junto à Nanox Tecnologia. Na etapa final, os testes foram conduzidos pela empresa especializada Quasar Bio, referência em ensaios com SARS-CoV-2 e realizados em laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). 
Para o diretor da Nanox Tecnologia, Gustavo Simões, a chegada da nova solução em embalagem da Irani reforça ainda mais o poder das micropartículas de prata como um importante agente que auxilia a barrar a contaminação. “O mercado já conta com uma ampla variedade de produtos anti-Covid e o papel da Irani veio para somar esforços nesse combate ao vírus”, destaca. 
 
Processo de produção
Para a obtenção do produto antiviral, as micropartículas de prata são inseridas na composição do papel no momento de sua fabricação – o que garante que a proteção seja efetiva durante todo o ciclo primário do produto. Já o processo de inativação dos vírus, fungos e bactérias se dá quando ele entra em contato com a prata e passa por um processo de oxidação, que ocasiona a quebra de sua membrana e faz sua inativação. 
 
De acordo com o Diretor de Pessoas, Estratégias e Gestão da Irani Papel e Embalagem, Fabiano Oliveira, isso garante que o produto ofereça a capacidade de inativação enquanto durar o papelão, justamente pelo fato das micropartículas de prata estarem inseridas em sua estrutura. “Seguimos com um olhar constante em trazer alternativas inovadoras, sustentáveis e funcionais ao mercado e ao consumidor final. Dessa forma, caso a embalagem tenha contato com outro líquido, o seu potencial de proteção não perde a eficácia, mantendo a embalagem intacta quanto à sua segurança e assim, podendo ser reutilizada para outros fins”, afirma o executivo.
 
O único cenário no qual o efeito antiviral no papel pode ser prejudicado é caso a camada em que a tecnologia foi aplicada seja destruída, como por exemplo, raspada ou quando for destinada à reciclagem – momento em que o composto acaba sendo diluído com outros produtos e, assim, perde sua atuação como antibactericida.
 
O produto foi desenvolvido respeitando as exigências nacionais e internacionais, certificado pela ISO 9.001 e pelo Forest Stewarship Council® (FSC® C009947) de Cadeia de Custódia.
Sobre a Irani - Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional Grupo Empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens de papelão ondulado no Brasil, além de ser referência no setor de papel para embalagens (rígidas e flexíveis). Com produção integrada, florestas próprias, energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade.  A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC). 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados