Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Duratex registra seu melhor primeiro Tri da história

Publicação
A Duratex anuncia os resultados relativos ao primeiro trimestre de 2021. A companhia manteve o crescimento apresentado no último ano - alcançando o melhor primeiro trimestre de sua história. O EBITDA Ajustado e Recorrente da Companhia cresceu 126,1% em relação ao 1T20. Em conjunto com o crescimento do setor de autoconstrução e reforma, esse cenário impulsionou o resultado da Duratex a mais um recorde, mesmo em face de desafios oriundos da sazonalidade. 

Nos três primeiros meses do ano, a empresa alcançou uma receita líquida de R﹩ 1.768 milhão, um crescimento de 52,2% em relação ao observado no mesmo período do ano anterior. Com melhora na receita unitária de todas as divisões decorrente da bem-sucedida implementação de aumentos de preço. 

Os resultados positivos são decorrentes da manutenção da alta demanda, mesmo com maior rigidez das restrições impostas pela pandemia. Além disso, as ações internas promovidas na companhia para a melhoria de produtividade e a adequação de preço, compensando o aumento de custos de insumos em todas as divisões, influenciaram positivamente. Destaca-se o crescimento de 9,1 p.p. na Margem EBITDA de 18,9% no primeiro trimestre de 2020 para 28,0% em 2021. 

Em relação a seu endividamento, a Duratex manteve a estabilidade durante o período, conservando a taxa de alavancagem (Dívida líquida / EBITDA recorrente) a 1,2x. 

"Nós entendemos que estamos aproveitando a melhora do setor da construção civil como um todo, principalmente no que se trata de reformas. Além disso, 2020 fechou com recordes de financiamento e vendas de imóveis. Por isso, as expectativas para os próximos meses continuam boas e entendemos que isso pode beneficiar ainda mais a Duratex", comentou Antonio Joaquim de Oliveira, Presidente da Duratex. 

Resultados por divisões 

A Divisão Madeira obteve o segundo recorde consecutivo de EBITDA Ajustado e Recorrente da sua história, com margem de 34,4% e 11,9 p.p. acima do primeiro trimestre de 2020. A receita líquida cresceu 68,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, destacando o aquecimento da demanda que se sobrepôs à sazonalidade do setor. A capacidade instalada chegou a 94% na divisão, sendo que as linhas de produção de MDP estão funcionando a 99% de sua capacidade. 

A IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores) registrou aumento de 22,2% no volume expedido em relação ao primeiro trimestre de 2020, alavancado pelos dois principais mercados: marcenaria e indústria moveleira. 

A Divisão Deca apresentou crescimento de volume acima do esperado, alcançando o 8º trimestre de ganho de margem, se excluídos os impactos da pandemia. A divisão registrou receita líquida 38,5% superior à do primeiro trimestre de 2020. Segundo dados da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de materiais de construção), há um forte crescimento no setor, impulsionado pelos novos lançamentos no mercado de construção civil. Ainda de acordo com a associação, o primeiro trimestre de 2021 teve crescimento de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020. 

A divisão foi a mais atingida pelas altas dos custos das commodities, contudo a melhora de preços e as ações de eficiência operacional e excelência comercial foram responsáveis pelo crescimento de 71,6% do EBITDA Ajustado e Recorrente sobre o primeiro trimestre de 2020. 

A Divisão de Revestimentos Cerâmicos, que opera com as marcas Ceusa e Portinari, mantém margem EBITDA acima de 25%, mesmo com os efeitos da sazonalidade. As implantações sistêmicas internas impactaram negativamente no volume de vendas do primeiro trimestre, postergando alguns faturamentos, porém foi compensado pela adequação de preços e melhoria na produtividade. 

Segundo a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica), o setor apresentou crescimento 21,6% frente ao mesmo período do ano passado. Houve também o avanço no nível da capacidade instalada reforçando o crescimento do setor no período. 

Já a Divisão de Celulose Solúvel vive a expectativa do início das operações, que deve ocorrer em menos de 12 meses. O projeto já tem 60% da construção finalizada e segue sem impactos no orçamento previsto, apesar da pressão de custos de insumos de construção. 

Boas Práticas - ESG 

Ainda no período, a Duratex anunciou a criação da nova Diretoria de Gente e ESG, que contempla também uma nova Gerência ESG. A área será responsável por liderar ações relativas à gestão das questões ambientais, sociais e de governança corporativa, garantindo o foco e a celeridade das transformações e desafios enfrentados pela companhia. 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados