Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Farmacêutica Fapasa recebe Prêmio ODS

Publicação
Com papelcartão da Papirus, farmacêutica Fapasa recebe Prêmio ODS Paraguai pela iniciativa "Embalagem Sustentável" 

Empresa foi reconhecida na categoria "Planeta" e destacou-se com um projeto de gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais para a fabricação de embalagens 

A Farmacêutica Paraguaia S.A (Fapasa) venceu, recentemente, o Prêmio ODS Paraguai - evento que celebra e reconhece as práticas que contribuem para os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) -, na categoria "Planeta", com a iniciativa "Embalagem Sustentável". O projeto contou com a participação da Papirus, uma das maiores fabricantes de papelcartão do Brasil, e teve como objetivo alcançar a gestão sustentável e a utilização eficiente dos recursos naturais utilizados na fabricação de embalagens. 

No projeto que integrou conceitos da economia circular e otimizou os processos de produção, a Papirus não só forneceu o papelcartão para a Fapasa, como realizou, em parceria com a SIDE (Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens), consultoria e treinamento da equipe da empresa farmacêutica, avaliando as possíveis melhorias nas embalagens e a definição do papelcartão mais adequado. 
"Fizemos todo o estudo do sistema de embalagem, avaliamos as necessidades da Fapasa e a auxiliamos no desenvolvimento da solução ideal, com base nas últimas tendências e inovações", conta Juliane Rodrigues, gerente de Exportação da Papirus. 
Após o período de análises e testes, o papelcartão Vitabianco, da linha Vita, cumpriu todas as exigências e foi homologado pela farmacêutica. Com grande qualidade de reprodução, estrutura tríplex e 20% de fibras de papel reciclado, ele trouxe ganhos para a Fapasa tanto sob o aspecto ambiental quanto financeiro. 
O Vitabianco permitiu diminuir a gramatura das embalagens de 320gr/m² para 275g/m², gerando economia de 14% no volume de papel utilizado - o equivalente a 3,2 toneladas por ano. Também trouxe uma redução de gastos, da ordem de 11%. Outros benefícios alcançados foram a diminuição da geração de resíduos e ganhos de produtividade. 
"O suporte que recebemos da Papirus foi fundamental para identificar as necessidades de melhorias e implantar a solução sustentável ideal para as nossas embalagens. Agora, entraremos em uma segunda etapa deste projeto, para desenvolver caixas promocionais com materiais reciclados", conta Maria Eugênia Pelozo, engenheira de embalagens da Fapasa. 
Para Juliane, o prêmio foi um importante reconhecimento ao conjunto de medidas adotado pela Fapasa, e coroa o trabalho realizado pela Papirus. "Pudemos comprovar mais uma vez os benefícios econômicos e sustentáveis do nosso papelcartão", comemora. 
Atualmente, a Papirus é a principal fornecedora de papelcartão da Fapasa, e vem ampliando sua presença no mercado paraguaio, que já representa 10% do volume total exportado pela empresa. 
Prêmio OSD 
O Prêmio ODS foi realizado pela primeira vez no Paraguai e tem o objetivo de celebrar e reconhecer as boas práticas de empresas, organizações e instituições públicas que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São 17 objetivos, os ODS, e 169 metas, que propõe uma agenda inclusiva global para erradicar a pobreza e defender o meio ambiente. No Paraguai, a iniciativa foi uma ação conjunta entre o Pacto Global do Paraguai e da Fundação do Centro de Informação e Recursos para o Desenvolvimento (CIRD), com o apoio da União Europeia. 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados