Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Valmet fornece ilhas para Metsä Fibre, na Finlândia

Publicação
Valmet fornece ilhas de processo e automação para fábrica de bioprodutos da Metsä Fibre, na Finlândia

A Valmet e a Metsä Fibre, que faz parte do Metsä Group, finalizaram o acordo para o fornecimento de tecnologia que cobre todas as ilhas de processo e sistemas de automação para a fábrica de bioprodutos da companhia em Kemi, na Finlândia. A nova planta terá capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano, além de diversos outros bioprodutos. A nova usina, totalmente livre de combustíveis fósseis, está programada para iniciar as operações no terceiro trimestre de 2023. 

O pedido está incluído nas encomendas da Valmet recebidas no primeiro trimestre de 2021 e o valor que cobre o principal equipamento fornecido é de cerca de 400 milhões de euros. 

Entrega completa da fábrica
A Valmet entregará todo o processo de produção, desde o manuseio da madeira até o enfardamento, projetado para produzir celulose, tanto de fibra curta como de fibra longa, bem como o sistema de automação para toda a fábrica - incluindo recursos da oferta de Internet Industrial da Valmet. Além disso, como parte do projeto, a multinacional finlandesa entregará uma reconstrução da linha de fibra existente.

A entrega do projeto também inclui a engenharia e o fornecimento dos principais equipamentos do processo, bem como o gerenciamento da construção e o começo parcial com um modelo de entrega Open Book. O grau de origem finlandesa do projeto é estimado acima de 60%. 

Detalhes técnicos da entrega
A fábrica contará com tecnologia de processo líder e os mais avançados sistemas de automação. A entrega da Valmet inclui manuseio de madeira, linha de cozimento e fibra, secagem e enfardamento de celulose, evaporação, caldeira de recuperação, caustificação, forno de cal, secador de biomassa, gaseificador, cristalização de cinzas, solução de manuseio de gases não-condensáveis (GNC) em toda a fábrica e precipitadores eletrostáticos (ESP) para a caldeira de recuperação e forno de cal. A Valmet também entregará a planta de ácido sulfúrico com um escopo estendido de fornecimento, incluindo construção e a reconstrução da linha de fibra existente, incluindo novos sistemas de alimentação e lavagem de cavacos.

O manuseio da madeira inclui o sistema de alimentação de toras com degelo, descascamento, lascamento, lavagem de toras, sistema de remoção de areia e pedras, armazenamento de cavacos e sistema de manuseio de casca e água. A nova sala de madeira produz cavacos tanto para a nova quanto para a moderna linha de fibra já existente. O sistema é projetado para baixas perdas de madeira, qualidade superior e uniformidade de cavacos, bem como a alta disponibilidade e fácil manutenção.

A linha de fibra inclui ainda a última geração da tecnologia de Continuous Cooking G3™ e prensas de lavagem TwinRoll da Valmet, que ajudam a alcançar excelente eficiência energética, alta qualidade do produto final, alto desempenho ambiental com baixos fluxos de efluentes e níveis de COD (demanda química de oxigênio).

A linha de secagem e enfardamento de celulose inclui muitos recursos avançados para garantir uma operação fácil e segura e, combinada com sistemas dedicados de automação e controle, o que torna as operações eficientes, necessitando de mínima intervenção humana. 

A linha de recuperação, incluindo a planta de licor branco, evaporação, caldeira de recuperação e cristalização de cinzas, junto com manuseio de NCG e ESPs em toda a fábrica, é adaptada para alta eficiência energética e emissões minimizadas. A caldeira de recuperação inclui recursos modernos de alta potência e a eficiência energética do moinho é melhorada com integração energética entre os processos de evaporação e cozimento. Os ESPs são otimizados para as operações do moinho de bioprodutos, para alcançar alta disponibilidade e emissões de poeira muito baixas. O forno de cal é isento de fósseis, utilizando como combustível o gás, que é produzido a partir da casca seca e gaseificada.

A entrega de automação em toda a fábrica inclui também o Valmet DNA, sistema de gerenciamento de informações da planta, controles avançados de processo (APC), analisadores e medições online e sistemas dedicados para secador de celulose. Os recursos da Valmet Industrial Internet incluem simuladores e otimizadores para ilhas de processo selecionadas, bem como conectividade com o Valmet Performance Center.

Sobre a Valmet
A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.
Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 14 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br. 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados