Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Artecola lança adesivo especial para caixas de frutas

Publicação
Artecola lança adesivo especial para caixas de frutas produzidas no calor 

Produto resiste às altas temperaturas dos galpões sem perder adesão em ambientes refrigerados. Rendimento é até 5% superior e venda acontece em toda América Latina. 

A Artecola está lançando um novo adesivo, especialmente desenvolvido para os polos produtores de frutas do Nordeste do Brasil e regiões de forte calor. Trata-se do HM 2050, um hot melt (adesivo sólido) para fechamento de caixas com a flexibilidade ideal para resistir às altas temperaturas dos galpões e, ao mesmo tempo, às câmaras frias onde os produtos são armazenados. "A fórmula do HM 2050 foi moldada a partir da necessidade do produtor e teve sua performance confirmada por inúmeros testes de avaliação. Percorremos um longo caminho para assegurar a máxima qualidade em colagem e, ainda, rendimento superior aos adesivos hoje existentes no mercado", diz Fernando Cardoso, Gerente de Mercado da Artecola. 

O HM 2050 se destina às embalagens usadas no armazenamento e transporte de melão, melancia, manga, uva e banana. São frutas produzidas majoritariamente nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Bahia. "A temperatura nos galpões às vezes chega a 44° Celsius, então o adesivo precisa resistir ao calor e cristalizar muito rápido para manter a adesão. Por outro lado, as caixas de frutas são em seguida levadas para ambientes refrigerados, onde o adesivo precisa ser flexível para não enrijecer demais e desfazer a colagem. O HM 2050 atende a esses dois requisitos, mantendo alto desempenho", enaltece o Gerente. 
Outro detalhe é a economia. Por suas características, o novo adesivo da Artecola rende de 3 a 5% mais que as opções hoje existentes no mercado. "É uma vantagem econômica e ambiental, pois permite que uma menor quantidade de produto ofereça a mesma colagem", enfatiza Cardoso. Além disso, a eficácia de colagem reduz o refugo de caixas, muitas vezes inutilizadas pro problemas na colagem. "A caixa é um item de custo alto, por isso um adesivo com a performance do HM 2050 é um grande aliado na economia para o produtor, reduzindo também a geração de resíduos no processo." 
Em razão do grande volume de produção de frutas na região, as próprias fazendas mantêm o sistema de embalagem em suas sedes, com máquinas para dobra e colagem das caixas que irão receber as frutas. "Estima-se um mercado de 150 toneladas /mês de adesivos, e pretendemos alcançar 20% dele até o final do ano, com o novo produto", destaca o executivo. 
DISTRIBUIDOR E CONSULTORIA TÉCNICA - Além de desenvolver um produto específico para o mercado de frutas, a Artecola também está cada vez mais próxima dos produtores de frutas. A região de Mossoró (RN) já conta com um distribuidor e atendimento técnico da empresa, com atuação também nas áreas produtoras de melão e melancia do Ceará. Assim, é possível oferecer treinamento para as equipes que atuam nas fazendas, obtendo o melhor rendimento do novo adesivo. "O HM 2050 é um adesivo robusto, que adere bem mesmo quando a máquina não está devidamente calibrada, ou quando a superfície de colagem está fora da condição ideal. Quando se tem todos os aspectos sob controle, o desempenho é ainda melhor", ressalta Jânio de Souza Dias, vendedor técnico que atua na região. O modelo de distribuição deve se expandir em breve para Pernambuco e Bahia. 

O novo produto também está sendo lançado em toda a América Latina, dentro do conceito de empresa multilatina que a Artecola incorporou desde o final de 2020. "Assim, podemos atender tanto o cliente que compra o adesivo via mercado interno quanto o que adquire via exportação. Nosso produto foi desenvolvido com o DNA nordestino, de quem conhece a rotina da produção e as necessidades do mercado de frutas", finaliza Jânio. 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados