Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Custo da atividade florestal cresce menos do que o IPCA

Publicação
Fonte: Pöyry
A variação do Índice Nacional de Custos da Atividade Florestal (INCAF) no primeiro trimestre de 2019 foi de 0,5%, bem abaixo da inflação no período, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), que ficou em 1,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, contudo, o INCAF registra alta de 5,8%, ante uma variação de 4,5% na inflação. Calculado pela Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, o INCAF monitora a evolução dos custos da atividade florestal no Brasil e é divulgado trimestralmente. 

“A evolução dos custos da atividade florestal nesse início do ano está relacionado, principalmente, ao custo da mão de obra em função do reajuste anual do salário mínimo, ocorrido em janeiro”, explica Dominique Duly, gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil, e que coordena a elaboração do índice. Embora no curto prazo a evolução do INCAF nem sempre repercuta nos preços de madeira pagos pelas indústrias, Duly ressalta que ele é um importante termômetro para avaliar a rentabilidade dos produtores de madeira. “Isso ocorre porque os preços dependem muito mais do balanço entre a oferta e a demanda, ou ainda de fatores exógenos, como o dinamismo do mercado de construção nos Estado Unidos”, afirma. 


 
Fonte: Pöyry

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados