Voltar   

BASF amplia portfólio de ligantes no mercado nórdico

Negócios e Mercado | NOTICIA | 05.10.2017




O novo látex da BASF de baixo odor, baseado em polímeros de estireno-butadieno (XSB), foi desenvolvido para as condições específicas da planta de Hamina, na Finlândia e atender o mercado norte-europeu. Apesar de poder ser usado em todas as aplicações de impressão, o novo produto é mais adequado para embalagens que entram em contato com alimentos e para embalagens de produtos líquidos, cartões revestidos que são fabricados preponderantemente no norte da Europa. O látex XSB de baixo odor tem como principal característica um teor mínimo de compostos orgânicos voláteis (VOC), atendendo a todos os requisitos relevantes de rótulos ecológico e regulamentação europeia de contato com alimentos.

“A melhoria contínua de nossa linha de produtos demonstra claramente nosso compromisso com a indústria de papel e cartão. Nosso novo látex torna o processo do cliente mais eficiente sem a necessidade de mudanças na formulação", afirma o Prof. Dr. Thomas Schiele, vice-presidente de Químicos para Revestimento de Papel na Europa. “O novo látex deixa o portfólio de químicos para revestimento de papel da BASF mais completo, suprindo as necessidades dos clientes e obedecendo às condições normativas cada vez mais rigorosas”.

Látex com mais alto teor de sólidos
A BASF está lançando novos ligantes com alto teor de sólidos, também produzidos em Hamina. Estes produtos ampliam o conceito de “cost-efficient binders”, pois o maior conteúdo de sólidos ajuda a reduzir a pegada de carbono, seja em sua própria fabricação ou no transporte para o cliente. Com 55% de sólidos, em vez de 50% dos produtos convencionais, permite ao papeleiro trabalhar com formulações mais concentradas e usando menos energia para a secagem do papel. Também são adequados para aplicações complexas, que demandam alta performance, e possuem perfeita compatibilidade com tintas de impressão com cura UV e vernizes.

Ambos os desenvolvimentos acima são específicos para Hamina, Finlândia, explorando as características tecnológicas desta planta e atendendo condições do mercado do norte da Europa. A BASF produz ligantes XSB e acrílicos em várias regiões do mundo, e transfere a tecnologia conforme as condições e necessidades de cada mercado.

Fonte: BASF