Voltar   

EcoCal Plus da Voith reduz custos de produção de papel

Notícias | NOTICIA | 23.06.2017




Maior bulk com menor consumo de matéria-prima: EcoCal Plus da Voith reduz custos de produção de papel cartão    

* Economias de até 3,5% em matérias-primas 
* Maior bulk e melhor estrutura superficial

Com a nova calandra EcoCal Plus, a Voith abre as portas para que fabricantes produzam papel cartão de alta qualidade com elevada estabilidade e menor gramatura. O alisamento térmico especial da EcoCal Plus proporciona economias de até 3,5% em matérias-primas. Além disso, o processo resulta em uma melhor estrutura superficial do papel.

A demanda por papeis cartão com o maior bulk possível vem crescendo constantemente ao longo dos últimos anos. Papeis cartão leves e estáveis proporcionam grandes economias de custos, como, por exemplo, no segmento de comércio eletrônico. As embalagens de papel cartão também estão tornando-se cada vez mais importantes para a própria publicidade dos bens de consumo, já que elas concentram a atenção do consumidor no conteúdo da embalagem – o que, indiretamente, contribui para as vendas. Uma boa qualidade superficial e de impressão de um papel cartão são tão importantes quanto sua estabilidade e baixo peso. E a calandra EcoCal Plus influencia positivamente nessas propriedades.

Para a produção desse tipo de papel cartão, os fabricantes geralmente utilizam um elevado conteúdo de fibras virgens. Além disso, fibras secundárias são adicionadas apenas em alguns casos. Dessa forma, a operação com gramaturas mais baixas e a manutenção ou aprimoramento das propriedades do papel cartão são essenciais para a redução do consumo de recursos e dos custos de produção para fabricantes.

Alisamento térmico: a chave para a qualidade do papel
A calandra de nip duro desempenha um papel fundamental na fabricação de papeis cartão estáveis, de alta qualidade e baixa gramatura. Ela alisa a superfície do papel cartão, garantindo uniformidade superficial. E é aí que entra a EcoCal Plus da Voith: a calandra utilizada na pré-calandragem baseia-se no fato de que as superfícies podem ser alisadas mais facilmente quando elas são umedecidas e aquecidas. A Voith equipou a EcoCal Plus com um sistema externo de aquecimento por indução, que aquece o próprio rolo térmico a temperaturas de até 260 °C.  Essa temperatura é significativamente mais elevada que a de sistemas convencionais, que operam a até 200 °C. A EcoCal Plus também está equipada com um umidificador por bicos adicional, que intensifica o efeito de alisamento com conservação do bulk por meio da regulação da temperatura da folha de papel. 

Maior bulk e melhor estrutura superficial
O alisamento térmico permite reduzir a força mecânica aplicada à folha de papel. Como resultado, a perda de bulk é muito menor quando comparada com calandras convencionais. Isso significa que o papel alisado com a calandra EcoCal Plus apresenta maior volume específico. O processo tem outra vantagem: graças à interação ideal entre temperatura, umidade e carga linear, a estrutura superficial do papel cartão é otimizada. Isso é especialmente importante para as embalagens de produtos alimentares de alta qualidade, assim como cosméticos, eletrônicos e produtos médicos. Além disso, uma superfície uniforme e com maior rigidez facilita enormemente as tarefas de acabamento e impressão do papel cartão.

Economia de custos graças ao menor consumo de fibras
Os gradientes de umidade e temperatura utilizados na calandra EcoCal Plus consomem uma quantidade mínima de energia adicional. Esse acréscimo, no entanto, é mais do que compensado pelas vantagens econômicas oferecidas pela EcoCal Plus. A tecnologia EcoCal Plus permite aos fabricantes de papel reduzir o consumo de fibras. Essa economia garante uma melhora considerável da rentabilidade de uma fábrica: para uma produção anual de 500 mil toneladas, uma economia de 1% no uso de matérias-primas se traduz em economias de cerca de € 250 mil mensais para o fabricante. Na prática, entretanto, o potencial de economia é ainda maior: as calandras EcoCal Plus estão em operação desde 2011, e já proporcionaram economias de bulk de até 3,5% graças à exclusividade da tecnologia. Dessa forma, conforme o tamanho da máquina, o investimento nesta tecnologia pode se pagar em até de seis meses de operação. Alternativamente, a calandra EcoCal Plus também permite utilizar matérias-primas de baixo custo para se obter a mesma qualidade do papel cartão – o que também contribui para uma drástica redução dos custos de produção.

A calandra EcoCal Plus pode ser integrada em fábricas existentes, como uma atualização do maquinário existente. Uma característica especialmente prática é a possibilidade de instalação dessa calandra em um curto intervalo de tempo, durante uma parada programada, por exemplo. Em fábricas novas, esta tecnologia garante elevadas eficiências desde o início da operação.

A Voith Paper é uma divisão do Grupo Voith, além de parceira líder e pioneira na indústria papeleira. Através de constantes inovações, a Voith Paper está otimizando o processo de fabricação de papel com seu foco no desenvolvimento de produtos que economizam recursos, reduzindo dessa forma o consumo de energia, água e fibras. Além disso, a Voith Paper oferece um amplo portfólio de serviços para todas as seções do processo de fabricação de papel.

Há 150 anos, as tecnologias da Voith vêm inspirando clientes, parceiros de negócios e colaboradores no mundo inteiro. Fundada em 1867, a Voith atualmente tem cerca de 19.000 colaboradores, gera € 4,3 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as maiores empresas familiares da Europa. Como líder tecnológica, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo & gás, papel, matérias-primas e transporte & automotivo.
 
Com a nova calandra EcoCal Plus, a Voith abre as portas para que fabricantes de papel produzam produtos de papel cartão de alta qualidade com elevada estabilidade e menor consumo de matérias-primas. Ela pode ser integrada em fábricas existentes como parte de uma atualização do maquinário existente.

Fonte: Voith