Voltar   

Sistema remove elementos no ciclo de recuperação

Notícias | NOTICIA | 29.05.2017




O acúmulo de elementos não processados provenientes da madeira e da adição de químicos no ciclo de recuperação afeta negativamente o funcionamento da caldeira de recuperação na indústria de papel e celulose. Para ajudar as empresas a lidarem com este problema, a Veolia Water Technologies desenvolveu o HPD® CRP, um sistema integrado de baixo custo de aplicação, que permite a recuperação das cinzas do precipitador ao mesmo tempo em que purga os contaminantes do processo (Cloreto e Potássio).

Os problemas causados por esse acúmulo incluem a incrustação do superheater, a corrosão na caldeira de recuperação e o consequente aumento da demanda de vapor no processo. Segundo Leda Alvalá, Business Development Director da HPD - Veolia Water Technologies, o HPD® CRP aumenta a estabilidade da planta com a redução na frequência de paradas para limpeza e diminui a corrosão da caldeira com a possibilidade, em muitos casos, de aumento da temperatura de operação gerando maior capacidade.  “O sistema utiliza o condensado para dissolução das cinzas do precipitador e alimenta esta solução a um cristalizador evaporativo. Com a evaporação da água, a concentração dos sulfatos e carbonatos de sódio em solução aumenta, gerando os cristais que serão recuperados”, completa a executiva.

Além de reduzir os custos de make up de químicos, a solução aumenta a economicidade e vida útil da caldeira devido à redução dos golpes de fuligem, possibilitando o alcance de remoção de até 99% de potássio e cloretos com a recuperação de 93% de sódio. 

Fonte: Veolia