Voltar   

WestRock anuncia dupla certificação florestal

Notícias | NOTÍCIA | 16.03.2017




A WestRock, uma das principais fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens, anuncia um importante marco em sustentabilidade: agora a empresa possui dupla certificação florestal para suas operações brasileiras: CERFLOR e FSC® (Forest Stewardship Council®). As florestas WestRock no Brasil são certificadas pelo CERFLOR, um programa reconhecido internacionalmente pelo PEFC. Ao acrescentar a FSC® ao seu portfólio de certificações no Brasil, a WestRock demostra ainda mais seu compromisso em garantir que a fibra de madeira utilizada em suas embalagens seja cultivada e colhida de forma ambientalmente e socialmente responsável. Tanto a CERFLOR quanto a FSC® são padrões de manejo florestal reconhecidos e aceitos internacionalmente, e a WestRock passa por auditorias rigorosas, independentes e terceirizadas para mantê-las. 

Segundo Jairo Lorenzatto, presidente da WestRock Brasil, a empresa foca em encontrar formas de superar as expectativas dos clientes. “Nossos clientes estão preocupados com sustentabilidade e com o meio ambiente, assim como nós. Queremos ser o principal fornecedor do setor, entregando soluções responsáveis em embalagens que impulsionem o negócio de nossos clientes. Os nossos esforços para acrescentar a FSC® ao nosso portfólio de certificações, demonstram nosso comprometimento contínuo com práticas sustentáveis”, diz Lorenzatto.

A Divisão Florestal WestRock no Brasil possui, em 17 cidades nos estados de Santa Catarina e Paraná, milhares de hectares de florestas de Pinus e Eucalyptus. “Sustentabilidade não é apenas uma palavra. Ela consiste em satisfazer as necessidades de hoje, sem comprometer a capacidade das gerações futuras em fazer o mesmo”, continua Lorenzatto. A empresa possui 54 mil hectares de florestas no país, dos quais 21 mil hectares de preservação da mata nativa.

As operações WestRock no Brasil são verticalizadas. A madeira, proveniente de um manejo florestal certificado pela CERFLOR e, agora, pela FSC®, segue para a fábrica de papel de Três Barras (SC), onde é transformada em papel para embalagens utilizando avançada tecnologia.  Depois, o papel segue para quatro fábricas de embalagens, onde é convertido em caixas de papelão ondulado. “Na WestRock, oferecemos as melhores soluções em embalagens, feitas com total respeito ao meio ambiente. É na Divisão Florestal que tudo começa. A certificação FSC®, aliada a certificação CERFLOR, reforçam benefícios que atingem todos os níveis de nossa cadeia produtiva, desde a floresta até o consumidor”, reforça Lorenzatto.

Mais de 60 anos de investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento 
No último ano, a WestRock comemorou os 60 anos de sua Divisão Florestal com a implantação do primeiro Pomar Clonal de Sementes de Pinus de 3ª Geração do País. O marco, inédito para a silvicultura brasileira, é resultado de mais de seis décadas de investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para espécies florestais. Tudo isso, aliado à tradição e qualidade, permite que as florestas plantadas da empresa alcancem índices de produtividade acima da média nacional e mundial, obedecendo a rigorosos critérios de sustentabilidade.

O alto grau de investimento em pesquisa da empresa, iniciado em 1956, mesmo ano em que iniciou suas operações florestais no Brasil, é o que garante os altos índices de produtividade obtidos em campo, o principal diferencial dos produtos florestais WestRock. A produtividade da plantação de Pinus WestRock, por exemplo, está 15% acima da média nacional e, com a 3ª geração, essa diferença poderá aumentar. “Ou seja, produzimos cada vez mais matéria-prima na mesma quantidade de área plantada. Avançar gerações de sementes florestais não é uma conquista que se consegue da noite para o dia. São anos de experimentos, controles rigorosos e muita dedicação para que exista viabilidade para a reprodução da melhor genética identificada”, explica Jairo.

Fonte: WestRock