Voltar   

Do plantio à extração da madeira

Empresas | ESPECIAL_STARTUP ELDORADO BRASIL | 12.12.2012





Do plantio à extração da madeira

Eldorado Brasil apresenta tecnologias empregadas no processo

Para alcançar a produção de 1,5 milhão de toneladas ano, tudo precisa caminhar em perfeita sintonia, na maior fábrica de linha única de celulose do mundo. Desde o início do seu processo, com a seleção das mudas, o seu plantio e a extração da madeira. Nesta última etapa, a Eldorado Brasil investiu fortemente em maquinários capazes de otimizar esse processo.

 Na segunda parte da visita, os jornalistas puderam conferir essa etapa, demonstrada na Fazenda São João. Com 680 hectares, sendo 600 hectares plantados divididos em sete módulos, a propriedade produz 103 mil metros cúbicos, em ciclo de três meses.  Trata-se de uma dentre as cerca de 70 propriedades, arrendadas ou que fazem parte do seu ativo na região e somam 110 mil hectares de florestas plantadas.

Com capacidade para extrair 110 árvores por hora, o Harvaster, equipamento avaliado em quase 1 milhão de reais, dá conta de extrair e descascar, enquanto o Forwarder, outro equipamento também avaliado na mesma quantia, é responsável por coletar e transfeir as toras para o local adequado. Ao todo são 12 Harvaster e 36 Forwarder que realizam o trabalho operadas por pessoal treinado.

Além do investimento em máquinário, a questão da mão de obra também foi um ponto fundamental para o bom desempenho do projeto e ao mesmo tempo um desafio. Embora a região tivesse muita disponibilidade de pessoas, a qualificação teve de ser realizada via treinamento. “Ao todo o processo iniciado há dois anos formou 251 operadores que realizaram treinamento em um dos seus simuladores primeiramente para depois seguir para a prática. Deste número, seis são mulheres, quebrando um velho tabu na área operacional. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, comentou Eurico Morais Almeida Filho, coordenador de colheita da Eldorado Brasil.

Thais Santi
Jornalista