Voltar   

Valmet conquista duas categorias no Destaques do Setor

Empresas | Notícias | 18.08.2023




Valmet conquista duas categorias no Prêmio Destaques do Setor ABTCP 2023

Multinacional finlandesa é bicampeã em Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para papel de imprimir e escrever, especiais e embalagem e vence a categoria Automação pela primeira vez

Valmet conquista nova posição no Prêmio Destaques do Setor, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), ao ganhar pela segunda vez consecutiva na categoria Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para papel de imprimir e escrever, especiais e embalagem. Também conquistou, pela primeira vez, a categoria Tecnologia da Automação, levando a multinacional finlandesa a ser reconhecida com dois prêmios nesta edição.

“Ter sido escolhida como a melhor empresa fabricante de máquinas e equipamentos para papel pelo segundo ano consecutivo é mais uma grande conquista da Valmet na América do Sul e confirma o quanto a marca é lembrada pelos nossos clientes e parceiros. É um reconhecimento de extrema importância que coroa os nossos esforços nos últimos anos para nos tornarmos líderes no fornecimento de tecnologia neste mercado na América do Sul. Mais uma vez, muito obrigado a todos os nossos clientes”, comemora o diretor de Papel da Valmet na América do Sul, Rogério Berardi. 

As inovações que levaram a Valmet a conquistar, pelo segundo ano consecutivo, em destaque na categoria Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Papel foram as máquinas de papel kraftliner e cartão FBB e LPB (MP27 e MP28), um coater off-line e a 1.ª linha industrial de celulose micro-fibrilada (MFC) do mundo. A Máquina MP27 apresentou resultados impressionantes em produção, eficiência e qualidade do papel, sendo a primeira máquina do mundo a produzir papel kraftliner de alta qualidade utilizando 100% fibra de eucalipto. Por sua vez,  a MP28, projetada com tecnologia avançada e elevado grau de automação, é apta a produzir papel kraft e cartões revestidos FBB e LPB de alta qualidade. Ambas estão instaladas na planta da Klabin, localizada em Ortigueira (PR), como parte do Projeto Puma II.

Outras realizações que contribuíram para essas conquistas foram o coater off-line fornecido para a empresa Oji Papéis em Piracicaba, considerado o maior e mais moderno da América do Sul  para produção de papel térmico de alta qualidade, bem como a primeira linha industrial para produção de celulose micro-fibrilada (MFC) do mundo, cuja operação teve início no final de 2022.

Soluções integradas em automação

A conquista na categoria de Tecnologia em Automação é resultado de uma ampla base instalada no Brasil, com soluções integradas, compatibilidade vitalícia de sistemas e suporte contínuo para garantir alta disponibilidade, eficiência energética, redução do uso de químicos e consumo de água, otimização das matérias-primas e controle de qualidade.  O segmento de automação da Valmet oferece tecnologias e serviços de sistemas de automação e válvulas de controle de fluxo, que vão desde medições únicas até sistemas de automação de processos em toda a fábrica; oferecendo desde aplicações básicas, até o gerenciamento de informações de toda a cadeia de processo.

Exemplos disso são fornecimentos em grandes projetos, como o pacote de automação para as máquinas de papel MP27 e a MP28 da Klabin; o sistema de automação virtualizado para a nova fábrica da LD Celulose; a modernização do sistema de automação no projeto BioCMPC, com APCs, analisadores e transmissores; os novos sistemas de automação e de controle de qualidade para a Irani e o sistema de automação da nova caldeira de leito fluidizado para queima de biomassa, BOP (Integração das Ilhas de Processo) e controle da turbina à vapor na Klingele.  Além disso,  a maior parte da celulose no país flui por meio das válvulas das marcas NelesTM, Neles EasyFlowTM, JamesburyTM, como as recentes entregas nos projetos da LD Celulose, Suzano Cerrado e Puma II da Klabin.

“Nos últimos anos, a Valmet tem expandido sua oferta de soluções e serviços em automação através de atualizações, lançamentos e aquisição de novas tecnologias. Estamos presentes em projetos relevantes em fábricas de celulose e papel com aplicações de diferentes escopos, portes e complexidade. Este reconhecimento nos deixa muito felizes e reafirma ao mercado de celulose e papel a boa colaboração que temos com nossos clientes, trabalhando fortemente para melhorar cada dia mais”, celebra o diretor de Automação da Valmet na América do Sul, André Kakehasi. 

 

Fonte: Valmet