Voltar   

Valmet apresenta tecnologia de simulação computacional

Notícias | Notícias | 04.08.2023




Valmet apresenta tecnologia de simulação computacional em simpósio internacional

Multinacional finlandesa foi selecionada para expor sua ferramenta de simulação computacional para treinamento de operadores no International Symposium on Wood, Fiber and Pulping Chemistry, na Itália. A tecnologia visa acelerar startups de fábricas de celulose

Indústrias de papel, celulose e fabricantes de máquinas frequentemente se deparam com desafios em projetos e processos. A simulação computacional é uma ferramenta valiosa e essencial ferramenta para ajustes de produção e experimentos operacionais, facilitando a comunicação entre os sistemas e oferecendo uma solução mais automatizada e eficiente. Líder mundial em desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, a Valmet foi convidada - dentre poucas empresas brasileiras - para participar do International Symposium on Wood, Fiber and Pulping Chemistry, realizado em Veneza, na Itália, neste mês de julho.

O especialista de processos da Valmet na América do Sul, Ronnie Marcelo Biasotto, foi o convidado para o renomado evento, onde apresentou o tema Use of Online Training Simulator (OTS) as Accelerator Tool for a Pulp Mill Startup (utilização do Simulador de Treinamento On-line (OTS) como ferramenta aceleradora para startup em fábricas de celulose, em tradução livre), trabalho desenvolvido em co-autoria com o especialista em OTS da Valmet, Rafael Ferreira. O case foi apresentado durante o evento global e contou com uma plateia composta pelos setores acadêmicos e empresariais de todo o mundo. "Foi uma honra apresentar essa tecnologia inédita e de ponta em um evento global de alto nível  técnico, como esse simpósio. As discussões foram focadas em trabalhos científicos de empresas e renomadas universidades e institutos de pesquisas", explicou o palestrante. 

Tecnologia Valmet Training Simulator (OTS) 

A simulação computacional dos processos produtivos, considerada um dos pilares da Indústria 4.0, tem como objetivo garantir a eficácia da produtividade, redução de recursos financeiros e técnicos, além de melhorar a performance de mercado. Os modelos digitais visam replicar etapas reais dos processos fabris para  capacitar gestores e operadores a prever os efeitos causados por eventuais problemas na planta industrial, além de evidenciar potenciais oportunidades de melhorias no processo. 

"Os simuladores da Valmet auxiliam no gerenciamento eficiente e seguro das fábricas, desde o momento de inicialização até operações contínuas. Com eles, obtemos resultados que aumentam a competitividade dos negócios de nossos clientes, auxiliando na tomada de decisões e proporcionando benefícios técnicos, logísticos e financeiros", afirmou Ronnie. A tecnologia apresentada no simpósio é um ambiente virtual que reúne tecnologias avançadas, como inteligência artificial, automação, indústria 4.0, entre outras. "Dentre os principais benefícios, podemos citar a redução do tempo do learning curve do time técnico, além do aumento de confiança dos operadores, proporcionado pelos exerícios simulados, que passam a conhecer a planta industrial antes mesmo de iniciarem a operação, sendo possível esclarecer dúvidas e propor melhorias. Na Fase 1 do projeto o tempo de partida foi reduzido dos previstos 20 dias para 10 dias e, na Fase 2, a fábrica partiu em apenas 10 horas", explica. 

O OTS permite reproduzir com alta precisão o comportamento dinâmico dos equipamentos, abrangendo todas as situações e os cenários de operação on-line, virtualizando todas as máquinas e os sistemas envolvidos na operação da fábrica. Essa ferramenta possibilita treinar a equipe de operadores antes e depois do início das operações, realizar ajustes de produção e experimentos operacionais, além de capacitar novos profissionais que possam ingressar futuramente na equipe, garantindo maior eficiência e agilidade na produção a longo prazo.

 

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação, válvulas e controladores de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.