Voltar   

Valmet conclui bem-sucedida Parada Geral

Tecnologias | Notícias | 28.06.2023




Valmet conclui bem-sucedida Parada Geral da unidade Guaíba da CMPC

Com o objetivo de aperfeiçoar a continuidade operacional da maior indústria do Rio Grande do Sul, multinacional finlandesa foi responsável pelos serviços de manutenção e supervisão da Parada Geral

Durante o mês de maio, mais de 290 profissionais, entre colaboradores da Valmet e terceirizados, estiveram envolvidos na Parada Geral (PG) da unidade Guaíba da CMPC (RS) - maior indústria do Rio Grande do Sul e um dos grandes players do setor de papel e celulose. A Valmet, principal desenvolvedora de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, foi responsável pelos serviços de manutenção e supervisão da PG. Esse trabalho exigiu planejamento, execução, gerenciamento e desenvolvimento das atividades em alinhamento com as expectativas e necessidades do cliente, tendo em vista que a parada ocorreu simultaneamente com as obras do projeto BioCMPC.

Durante os dez dias de atividades, a multinacional finlandesa realizou os seguintes serviços: manutenção mecânica na evaporação e NCG; caustificação (filtros) e forno de cal; manutenção das prensas do branqueamento e seus periféricos, corpo e periféricos do digestor; supervisão técnica na secagem da linha 2 e nos sensores CL 1000; extração de smelt e limpeza da fornalha da caldeira de recuperação; upgrade do DCS com ambiente virtualizado; preparativos para o comissionamento do projeto BioCMPC; e manutenção preventiva de automação.

Cabe destacar que o pacote de Parada Geral da Valmet contribuiu mais uma vez para o sucesso da execução da atividade em uma indústria de papel e celulose, cumprindo os prazos e garantindo a  segurança. Para tal feito, a metodologia de trabalho da multinacional finlandesa segue rigorosamente os pilares de planejamento, conhecimento e análise crítica após a Parada Geral.

Sobre a parada geral:

A PG é um evento previsto na NR13 para empresas que trabalham com equipamentos chamados de vasos de pressão, como caldeiras e digestores. Esse período de manutenção garante a produtividade das indústrias, evitando interrupções emergenciais e assegurando um ciclo otimizado.

O comprometimento com a segurança, qualidade e prazos é um dos pilares de atuação da Valmet. Ao longo desta Parada Geral, foram realizadas cinco Safety Walks para verificação de equipamentos de içamento, inspeção de ferramentas, adequações de andaimes, verificação de documentação e eliminação de condições inseguras. E também, mais de 30 DDS (Diálogos Diários de Segurança) com a participação direta da equipe Valmet.

“Essa Parada Geral foi um grande desafio, pois trabalhamos com a otimização de recursos entre os equipamentos, viabilizando a mão de obra das montadoras contratadas. Parabéns ao time Valmet por mais uma Parada Geral de sucesso!”, comemora o MSM da CMPC no Brasil, Bruno Engracio. Após a parada, a Valmet ainda entregou relatório detalhado, avaliando os serviços e indicando pontos de manutenção para a próxima parada programada das operações.  

Fonte: Valmet