Voltar   

Refinador InfibraFiner da Voith recebe medalha de prata

Notícias | | 05.09.2022




Refinador InfibraFiner da Voith recebe medalha de prata no prêmio internacional de design Focus Open 2022 do estado de Baden-Württemberg

 

·         Novo refinador InfibraFiner alia design industrial premiado a máxima eficiência energética, facilidade de uso e segurança de operação

·         Critérios da premiação focaram estética, inovação e viabilidade da solução

·         Conceito de projeto do InfibraFiner é baseado no estudo de design "Papermaking Vision", apresentado pela Voith no ano passado

 

HEIDENHEIM. Alemanha. Especialistas em design concederam ao novo refinador InfibraFiner da Voith a medalha de prata no Focus Open 2022, um prêmio internacional de design promovido pelo Centro de Design do estado alemão de Baden-Württemberg. O InfibraFiner representa a última geração de refinadores da Voith, e integra sua bem-sucedida família de produtos BlueLine. Os principais quesitos avaliados pelo comitê do prêmio foram design, inovação e viabilidade da solução – além do valor que o produto agrega para os clientes. Adrian Honig, gerente de produto para Refinadores/Desfloculadores da Voith Paper, afirma:

 

"Desenvolvemos um conceito de refinador completamente novo que se destaca por seu design e desempenho. Durante o desenvolvimento, focamos os mais altos padrões de qualidade. Em linha com o nosso conceito de design "Papermaking Vision", priorizamos uma aparência atraente e interfaces de usuário intuitivas para criar um design 'clean'. Estamos entusiasmados por termos conquistado, junto com a agência de design defortec, o prêmio internacional de design Focus Open do estado de Baden-Württemberg."

 

No ano passado, a Voith lançou seu visionário estudo de design "Papermaking Vision". Esse conceito integrado concilia todos os aspectos da fabricação de papel para simplificar a manutenção e operação dos equipamentos, reduzindo as interfaces graças à sua maior interconexão em rede e aumentando ainda mais sua eficiência, segurança e sustentabilidade. Muito mais do que oferecer uma aparência uniforme, um design atraente favorece a funcionalidade do produto.

 

Interface de usuário simples, manutenção eficiente e segurança operacional

Comparado aos refinadores convencionais, o premiado InfibraFiner oferece uma capacidade até 28% superior e foi projetado para consumir o mínimo de energia. Com estruturas claras, superfícies de alta qualidade e materiais modernos, o novo design combina aparência moderna com múltiplas vantagens tecnológicas, proporcionando um processo de refino mais estável e de alta eficiência energética. Para simplificar a interface de usuário do InfibraFiner, os especialistas da Voith desenvolveram os SmartLights, indicadores com luzes de três cores montados na tampa do refinador. Os SmartLights indicam continuamente o desempenho, o status de operação e as necessidades de manutenção da máquina, o que permite uma rápida avaliação pela equipe de fábrica.

 

Para isso, o sistema de controle do refinador registra e analisa diversos parâmetros como temperatura, pressão e perfil de vibração da máquina. Alternativamente, a equipe também pode verificar todas as informações relevantes do InfibraFiner na sala de controle da operação ou em um monitor local. Dessa forma, o pessoal de operação pode intervir rapidamente em caso de mau funcionamento. Outro objetivo no desenvolvimento do InfibraFiner foi a maior segurança operacional e a facilidade de manutenção proporcionadas por seu design compacto. Suas superfícies externas lisas também garantem uma limpeza fácil. Todo o cabeamento e os componentes eletrônicos da máquina estão centralizados e protegidos no painel de controle especialmente projetado do InfibraFiner. Por fim, a caixa redutora integrada não só tornou o sistema mais compacto, mas também facilitou a sua manutenção.

 

Adrian Honig resume a inovação: "Com o InfibraFiner, alcançamos mais um marco da nossa Papermaking Vision e acrescentamos um novo equipamento de ponta à nossa família de produtos BlueLine. Embora ainda esteja em fase de testes, o InfibraFiner será lançado no mercado global brevemente."

 

Sobre o prêmio internacional de design Focus Open do estado de Baden-Württemberg

Em tempos de mercados saturados, o bom design assume uma importância crescente. Assim, o design está sendo usado como impulsionador da inovação em muitos setores. Sob o lema "Da prática e para a prática", há muitos anos o Baden-Württemberg Design Center promove o diálogo entre a indústria e o design. Uma ocasião especial para esse diálogo é o prêmio internacional de design Focus Open do estado de Baden-Württemberg.