Voltar   

IBP lança guia completo de Convergência Digital

Notícias | Notícias | 01.08.2022




Um projeto colaborativo do IBP - Instituto Brasileiro de Óleo e Gás, realizado com a participação de mais de 100 experts do mercado de tecnologia, resultou no desenvolvimento do guia mais moderno e atualizado disponível hoje no mercado brasileiro sobre a convergência entre as Tecnologias Operacionais (OT) e as Tecnologias da Informação (IT), um tema que ganha relevância cada vez maior neste segmento, e que está no centro do processo de digitalização e implantação da Indústria 4.0.

 

AVEVA, líder global em software industrial, e que vem impulsionando a transformação digital e a sustentabilidade, teve um importante papel na elaboração do Guia de Convergência OT-IT do IBP, com a participação de dois de seus especialistas na área, Tarcísio Romero de Oliveira, Consultor em Valor Empresarial da AVEVA na América Latina, e Cláudio Muller, Gerente de Vendas da AVEVA no Brasil.

 

Setor que está bastante avançado no processo de convergência digital, a indústria de Óleo & Gás lidera os investimentos em tecnologia, e vem sendo um modelo de implantação da Industria 4.0. Mas muitas empresas de outros setores ainda precisam iniciar esse processo, embora existam exemplos muito bem encaminhados nas indústrias de processo e nos segmentos petroquímico, farmacêutico e automotivo. O guia é uma importante ferramenta de apoio, por estruturar normas e boas práticas que auxiliarão na jornada da digitalização e por apresentar uma visão detalhada de quais pilares e diretrizes que as empresas devem orientar a jornada de transformação digital.

 

"O Brasil é carente de informações e dados sobre como a digitalização deve ser conduzida. Este guia busca ampliar o entendimento de como a convergência OT-IT deve se processar", observa Tarcísio Romero, ao ressaltar que, embora o guia seja voltado ao setor de O&>, ele traz diretrizes que se aplicam a outras indústrias que ainda não implantaram processos tão bem estruturados nessa direção. Ele destaca que mesmo aqueles setores que já contam com avanços em transformação digital, precisam de uma estratégia estruturada para extrair mais valor dos sistemas já instalados.

 

A contribuição dos especialistas da AVEVA ao Guia foi bastante relevante, tendo sido convidada a participar desde as primeiras discussões no Grupo de Trabalho do IBP, tanto pelo seu grande conhecimento da cadeia de valor do setor de O&> como por seu portfólio completo de soluções. A companhia tem ajudado empresas de todos os setores a implantarem a digitalização desde sua fase inicial até a integração total de todos os processos, em um ponto de maturidade que tem permitido aos seus clientes realizarem o roll-out dessa implantação para diversas unidades de operação.

 

A fusão com a Schneider Electric, realizada em 2017, e a aquisição da OSIsoft, dois anos atrás, impulsionaram o portfólio de soluções e serviços da AVEVA, gerando valor aos clientes e possibilitando a eles ganhos em eficiência, redução de custos, de perdas e de paradas não programadas, cumprimento de metas, transparência e sustentabilidade, ao criar oportunidades de inovação usando novas tecnologias emergentes. A escala e o escopo mais amplo e profundo são fundamentais para que a AVEVA continue a liderar a transformação digital do setor industrial, e podem gerar mais eficiência sustentável para diversos setores essenciais, incluindo bens de consumo embalados (CPG), farmacêutico, saneamento e serviços públicos.

 

"Participar da elaboração deste guia foi um grande reconhecimento da nossa expertise técnica, e de que temos capital humano, conhecimento in house e soluções de ponta a ponta para promover a transformação digital e a sustentabilidade em todos os segmentos industriais", destaca Cláudio Muller. Em sua avaliação, acrescentar inteligência aos dados e eliminar os silos de informações têm permitido às organizações determinarem, com mais eficácia, a causa de problemas operacionais e visualizar o que está acontecendo em diferentes locais, departamentos e sistemas. "Dessa forma, nossos clientes vêm, efetivamente, sendo capazes de melhorar seus processos de negócios e eliminar ineficiências, que levam à redução de custos."

 

As soluções da AVEVA, disponíveis no modelo SaaS (Software as a Service) e na nuvem, atendem os requisitos para a transformação digital de ponta a ponta, incluindo a coleta e tratamentos dos dados para transformá-los em informações que possam ser utilizadas, com apoio de Inteligência Artificial, em alertas e notificações, para a tomada de decisões estratégicas que vão do chão de fábrica aos mais altos níveis das organizações.

 

Segundo o próprio Guia do IBP destaca, a estratégia de transformação digital numa organização de base industrial começa pela integração de dados de sistemas operacionais (OT) isolados existentes aos sistemas corporativos (IT). "A convergência OT-IT busca integrar esses dados que estão dispersos pela organização, mas não basta investir somente em tecnologia para executar a transformação digital, é preciso atuar em três pilares fundamentais, que são pessoas, processos e tecnologia, nesta ordem", completa o Consultor de Valor de Negócios da AVEVA na América Latina, Tarcísio Romero.


O Guia de Convergências OI-IT pode ser baixado, gratuitamente, no site do IBP, neste link.
 

Sobre o Guia de Convergência OT-IT

Liderada pelo IBP - Instituto Brasileiro de Óleo e Gás, a elaboração do Guia foi resultado de um esforço de cocriação de mais de 100 profissionais atuantes na área industrial e corporativa, representando mais de 70 empresas provedoras de soluções OT e IT, consultorias, instituições de pesquisa, academia, indústrias, entre outras, sendo parte dos direcionadores estratégicos do conselho de transformação digital para o setor.

 

Sobre a AVEVA

A AVEVA é líder global em software industrial, que utiliza a criatividade para impulsionar o uso responsável dos recursos do mundo. A plataforma e os aplicativos de nuvem industrial seguros da AVEVA permitem que as empresas aproveitem o poder de suas informações e melhorem a colaboração com clientes, fornecedores e parceiros.

Mais de 20.000 empresas em mais de 100 países confiam na AVEVA para ajudá-los a fornecer o essencial da vida: energia segura e confiável, alimentos, medicamentos, infraestrutura e muito mais. Ao conectar pessoas a informações confiáveis e insights enriquecidos com IA, a AVEVA permite que as equipes projetem com eficiência e otimizem as operações, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade.

Nomeada como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a AVEVA oferece suporte aos clientes com soluções abertas e a experiência de mais de 6.400 funcionários, 5.000 parceiros e 5.700 desenvolvedores certificados. Com operações em todo o mundo, a AVEVA tem sede em Cambridge, Reino Unido e é listada no FTSE 100 da Bolsa de Valores de Londres. Para mais detalhes, visite o site da AVEVA.