Voltar   

Doosan Skoda é o primeiro fornecedor da Paracel

Negócios e Mercado | Notícias | 27.07.2022




Paracel anuncia a Doosan Skoda como primeiro fornecedor de equipamentos para sua fábrica de celulose
 

Com capacidade para produzir 220 MW de energia renovável, turbogeradores serão instalados na primeira fábrica de celulose do Paraguai. Metade da energia gerada será utilizada na planta e o excedente, entregue na malha da ANDE

 

Assunção, 27 de julho de 2022 - A Paracel S.A. anuncia a Doosan Skoda como o primeiro fornecedor de equipamentos para a fábrica de celulose que será construída em Concepción, no Paraguai. A fabricante da República Tcheca foi selecionada, após um processo global de aquisição e negociação, para o fornecimento dos turbogeradores da nova planta, que terá a capacidade de 1,8 milhão de toneladas/ano de celulose.

 

Com ativos florestais próprios de mais de 185 mil hectares, a Paracel foi fundada em 12 de novembro de 2018 e, desde então, já plantou mais de 16 mil ha de bosques, concluiu o projeto da nova planta e obteve a licença de construção da fábrica. Também já completou as avaliações de impacto socioambiental, o que inclui a documentação para o sequestro de CO2 e o estabelecimento dos planos de ação para o projeto de conservação de florestas nativas e os programas sociais, tendo, inclusive, conduzido obras significativas no local do empreendimento.

 

A Paracel, agora, dá mais um importante passo, com o início da seleção dos fornecedores de equipamentos, após um processo global de aquisição e negociação. A Doosan Skoda fornecerá duas turbinas a vapor e geradores da planta, que juntos serão responsáveis pela geração de 220 MW de eletricidade renovável. Metade da energia gerada será utilizada na operação da usina, e a metade excedente será entregue na malha da ANDE.

 

"A escolha deste fornecedor representa um importante ponto de partida no projeto da nova planta da Paracel. Agora, teremos um período muito movimentado pela frente, para a seleção de todos os fornecedores necessários ao empreendimento", destaca Nils Grafström, CEO da Paracel.

 

Para Luciano Lafuente, Diretor de Projetos da Paracel, a Skoda representa a tecnologia de ponta comprovada e a qualidade de primeira classe exigida pela planta industrial. "O trabalho de engenharia e as negociações comerciais que levaram a essa decisão foram muito exigentes, e estamos muito satisfeitos em poder anunciar esse grande passo."

 

Michal Sarpong, da Doosan Skoda, acrescenta: "A Paracel representa o início da terceira onda de fábricas de celulose na América Latina, e vemos grandes oportunidades de crescimento para a indústria no Paraguai. Estamos muito satisfeitos por termos sido selecionados pela equipe de engenharia da Paracel e estamos muito ansiosos pela execução."

 

Sobre a Paracel

A Paracel é o resultado da combinação da visão de duas empresas -- o grupo Zapag, líder paraguaio na importação e distribuição de combustíveis, e a Grindus Investments, grupo de empresas sediado na Suécia com ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento do negócio de celulose em toda sua cadeia produtiva -- para construir a primeira fábrica de celulose no Paraguai. Localizada em Concepción, trata-se de uma fábrica de celulose de classe mundial, que atenderá aos mais altos padrões de sustentabilidade e contará uma das logísticas mais eficientes para os mercados regional e global.


Fonte: AI Paracel