Voltar   

ANDRITZ inicia tecnologias para a fábrica de Eukaliner

Artigos Assinados | | 03.02.2022




ANDRITZ inicia com sucesso tecnologias líderes para a fábrica de celulose marrom EukalinerTM da Klabin no Brasil

O Grupo internacional ANDRITZ iniciou com sucesso seus sistemas de produção de celulose e recuperação química de última geração em tecnologia e em impacto ambiental, liderando a produção da linha Puma II em Ortigueira, Paraná, Brasil.

Pablo Cadaval, Gerente Industrial da Klabin – Unidade Puma, diz: “Estamos muito satisfeitos, pela forma como conseguimos gerenciar e finalizar o projeto e iniciar nossos principais equipamentos para a linha Puma II junto com a ANDRITZ apesar dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19.”

O escopo de fornecimento da ANDRITZ incluiu:



Uma planta de processamento de madeira com linha de descascamento e picagem, que pode processar tanto eucalipto (350 m3 sob/h) quanto pinus (400 m3 sob/h), o que significa que a cada dez minutos um caminhão de toras cheio de madeira é descarregado na linha.


A caldeira de recuperação ANDRITZ HERBTM tem capacidade de 3.300 tds/d com elevados parâmetros de vapor de 103 bar(a) e 502 °C para maximizar a geração de energia. A caldeira conta com a solução de controle autônomo Smart Sootblowing que combina sensores e controles inteligentes para garantir o período de limpeza, maior disponibilidade e segurança operacional da caldeira.


Uma caldeira de força com tecnologia ANDRITZ EcoFluid Bubbling Fluidized Bed (BFB) e capacidade de produção de vapor de 220 t/h. Esta caldeira integra juntamente com a caldeira de recuperação uma “Ilha de Caldeiras”, com compartilhamento de alguns equipamentos auxiliares entre as duas caldeiras. Isso proporciona economia no investimento e nos custos operacionais.


Uma planta completa de licor branco que consiste de uma planta de caustificação (5.000 m3/d) e um forno de cal ANDRITZ (450 t/d) com um queimador preparado para queima de diferentes combustíveis.


A excelente relação comercial entre a ANDRITZ e a Klabin foi mais uma vez confirmada, tendo a linha de produção Puma II EukalinerTM sido iniciada com sucesso durante o quarto trimestre de 2021, quase dentro do cronograma, independentemente da pandemia mundial.



Francisco Razzolini, Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade da Klabin, afirma: "A Klabin tem ampla expertise em, junto com seus parceiros, criar soluções que contribuam para os processos produtivos de celulose e papel para embalagens. A ANDRITZ é um grande exemplo, que além de ser fundamental para toda a área de produção, se mostra uma referência na otimização de processos, com tecnologia de ponta."