Voltar   

Voith alcança marco de sustentabilidade

Notícias | Notícias | 13.01.2022




Voith alcança marco de sustentabilidade: operações de todas as unidades da empresa serão climaticamente neutras a partir de 1º de janeiro de 2022

 

·         Produção climaticamente neutra confirma pioneirismo da Voith na indústria

·         Produtos da Voith contribuem para reduzir a pegada de carbono de seus clientes

·         Agência independente de classificação ISS ESG avalia desempenho em sustentabilidade da Voith como excelente

 

HEIDENHEIM, ALEMANHA. A Voith alcançou uma ambiciosa meta de sustentabilidade: já no início de 2022, a empresa zerou as emissões de CO2 de todas as suas unidades, tornando-se "net zero". Com isso, as operações do Grupo serão climaticamente neutras a partir de janeiro deste ano.

 

Com essa conquista, a Voith confirma seu pioneirismo na descarbonização da indústria. Todas as unidades mundiais da Voith realizaram enormes esforços para alcançar essa grande conquista. O aumento da eficiência energética e a priorização de fontes renováveis de energia foram fatores essenciais para o Grupo atingir suas metas de redução de emissões de CO2.

 

Máxima eficiência energética e eletricidade de fontes renováveis

Desde o ano fiscal de 2011/12, a Voith reduziu o seu consumo elétrico em 28%. Além disso, o Grupo vem priorizando o uso de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis. Até o início do ano fiscal de 2021/22, a Voith havia aumentado a proporção de energias renováveis em sua matriz elétrica para 87% (comparado com 44% no ano anterior). Além disso, as unidades da Voith cada vez mais geram energia solar e hidrelétrica: a autoprodução de eletricidade da empresa atualmente é de cerca de 6 GWh/a. Por fim, as emissões de CO2 ainda inevitáveis para a empresa são voluntariamente mitigadas por compensações de carbono.

 

Tecnologias sustentáveis da Voith contribuem para a descarbonização da indústria

A Voith também ajuda seus clientes a reduzir suas pegadas de carbono e alcançar metas de sustentabilidade e proteção climática. "Desenvolver tecnologias sustentáveis para as gerações futuras está no DNA da Voith. Hoje alcançamos nosso objetivo de uma produção climaticamente neutra. Isso demonstra claramente a enorme capacidade de realização da equipe da Voith", ressalta o Dr. Toralf Haag, CEO do Grupo Voith. "Nossos clientes também podem contar com essa força. Oferecemos toda a nossa experiência para ajudá-los a cumprir suas metas de proteção climática."

 

Os produtos da Voith já estão reduzindo mais emissões de CO2 do que elas produzem. Isso é confirmado por uma análise da TÜV sobre os produtos lançados pela Voith em 2019/20. De acordo com o relatório, os produtos da Voith evitam quase 3 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano, comparado com os 2,2 milhões de toneladas que eles geram. O Grupo está empenhado em reduzir ainda mais a pegada de carbono dos seus produtos ao longo de toda a sua vida útil nas instalações dos clientes.

 

Classificação independente confirma posição de liderança

A sustentabilidade é um componente fundamental da estratégia corporativa da Voith. Esse esforço inclui diversas medidas para a melhoria das empresas, da sociedade e do meio ambiente. O sucesso dessas medidas é monitorado e controlado regularmente. Em 2021 a Voith recebeu, pela primeira vez, a avaliação B- em sustentabilidade da agência independente de classificação ISS ESG. Com isso, a Voith não só garantiu um lugar entre as três melhores empresas mundiais no setor, mas também manteve o seu status "prime" em sustentabilidade.