Voltar   

CNI e SOSA se unem à Suzano para aprimorar IoT

Notícias | Notícias | 23.09.2021




CNI e SOSA se unem à Suzano para aprimorar capacidades de IoT industrial da empresa  
Projeto tem previsão de durar quatro meses, com o objetivo de identificar oportunidades de crescimento para a Suzano, a partir de tecnologias avançadas e da inovação aberta 
 
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o SOSA, empresa global de inovação aberta, desenvolverá um projeto junto à Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, para identificar oportunidades na área de internet das coisas (IoT). O objetivo é aprimorar o IoT Industrial da empresa e fomentar a sua “inovabilidade”, conceito que une inovação e sustentabilidade. 
A Suzano dobrou seu compromisso com o IoT Industrial e trabalha para criar mais caminhos para otimização e sustentabilidade ao longo da cadeia de produção da empresa. Ao aprimorar o IoT Industrial, a Suzano vai refinar seus fluxos de dados e identificar novas oportunidades para garantir eficiência de recursos, redução de resíduos e impactos ambientais, desde as mudas de eucalipto até o produto final. Com isso, a empresa colabora com o Brasil na busca por assumir papel de liderança global em meio ambiente e bioeconomia. 
“A parceria CNI+SOSA reforça nossos esforços em promover a inovação aberta como estratégia competitiva, oferecendo um caminho mais rápido e eficaz para a inserção de empresas de todos os portes e setores nas cadeias globais de valor. Temos certeza de que a Suzano obterá resultados relevantes por meio dos processos colaborativos de inovação aberta. Para nós, é uma honra apoiar a Suzano nessa jornada”, afirma a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio. 
A parceria prevê que o SOSA execute o programa de inovação aberta de quatro meses. As unidades de negócios multifuncionais da empresa estarão, durante este período, imersas em atividades de inovação aberta, expondo-se às tecnologias de ponta de todo o mundo. 
“Nossa jornada de inovação aberta tem nos permitido cada vez mais estabelecer parcerias de sucesso com importantes agentes do ecossistema de inovação, a fim de gerar e compartilhar valor tanto com nossos parceiros quanto com a sociedade, com base no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Com a expertise da SOSA, esperamos avançar rumo à liderança na indústria 4.0, com tecnologias que aprimorem nossos processos, aumentem nossa produtividade, acelerem nossa transformação digital e contribuam com a bioeconomia”, afirma o diretor executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano, Fernando Bertolucci. 
O SOSA usará o programa para propor desafios de negócios predefinidos e outras maneiras de a Suzano otimizar seus processos de fabricação, por meio de sensores inteligentes. “Trabalhar com a Suzano representa uma oportunidade única de viabilizar tecnologias inovadoras e sustentáveis com um líder global da indústria que já faz parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas por meio de seus produtos”, afirma o CEO do SOSA, Uzi Scheffer. 

           O Desafio Corporativo, com foco em inovação aberta, consistirá em: 
• Processos de verificação e validação de tecnologia, com curadoria alinhada com a empresa; 
• Identificação de tecnologias adequadas e membros da equipe dedicados (as) a impulsionar a adoção de tecnologias para resolver os desafios da Suzano e apresentar soluções prontas para o mercado; 
• Planejamento e execução de pilotos, implementações e investimentos. 
 
As startups selecionadas para trabalhar com a Suzano terão a oportunidade de realizar uma prova de conceito de suas soluções em escala industrial. Assim, poderão contribuir com os esforços da Suzano para continuar como referência no setor em inovação e sustentabilidade. 
 
Saiba mais sobre o projeto CNI+SOSA em: www.parceriacnisosa.com.br 
 
Sobre a Suzano 
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 
 
Sobre a CNI 
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a representante da indústria brasileira. Como órgão máximo do sistema sindical patronal da indústria, desde a sua fundação em 1938 defende os interesses da indústria nacional, atuando em coordenação com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como com diversas entidades e organizações no Brasil e exterior. 
A CNI representa 27 federações de indústrias e 1.250 sindicatos patronais, aos quais estão filiadas quase 700.000 empresas. A CNI dirige o Sistema Indústria, formado pela própria CNI, o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além das federações estaduais de indústrias e sindicatos patronais. 
 
Sobre o SOSA 
O SOSA é uma empresa global de inovação aberta. Por meio da identificação de soluções de tecnologia avançada e oferta de modelos inovadores, o SOSA trabalha com empresas e organizações públicas com o objetivo de implementar soluções que favoreçam o crescimento dos negócios e o sucesso das transformações digitais. 
Os Centros de Inovação SOSA em Tel Aviv, Nova York e Londres conduzem programas de inovação aberta e servem como ponto de encontro para governos, corporações e empreendedores de tecnologia. Nesses Centros, líderes de inovação participam de Demo Days e mesas redondas, encontrando oportunidades de negócios. Entre os parceiros do SOSA estão corporações multinacionais como HP, SwissRe, RBC, Siemens, Rafael, Tokio Marine e organizações governamentais como a Comissão de Comércio e Investimento da Austrália, o Governo Basco, CNI e o Acelerador de Tecnologia Canadense.