Voltar   

VLI e LD Celulose firmam nova parceria

Empresas | Radar | 27.05.2021




A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, e a LD Celulose S.A., firmaram contrato para o transporte de celulose solúvel a partir da fábrica que será instalada no município de Indianópolis, em Minas Gerais. O acordo prevê a movimentação de 500 mil toneladas ao ano com destino ao Porto de Barra do Riacho, no Espírito Santo, administrado pela Portocel. O novo fluxo será possível a partir do início da produção na nova planta, previsto para o primeiro semestre de 2022, e será realizado por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica. O contrato é de longo prazo – 30 anos – e viabilizará investimentos em pátios ferroviários, terminais de origem e destino, aquisição de novas locomotivas e o desenvolvimento de uma frota de vagões especificamente para esta operação.
 
Cada uma das composições responsáveis por atender ao novo fluxo será formada por três locomotivas e 68 vagões (1.300 metros de extensão) e poderá transportar cerca de 4,5 mil toneladas, o equivalente ao volume movimentado por cerca de 100 caminhões – o que garante também caráter sustentável à operação, em virtude do menor volume de emissões do transporte sobre trilhos, se comparado ao rodoviário. A totalidade da carga será transportada por intermédio do modal ferroviário, criando um fluxo logístico com aproximadamente 1,4 mil km, interligando, de forma direta, a produção na fábrica até o terminal portuário.
 
“Esta operação é uma solução sob medida para atender a LD Celulose, com a expedição de 100% da sua produção pela ferrovia e, certamente, será uma referência para o segmento. A nova fábrica será a quarta unidade industrial voltada para celulose com atendimento ferroviário VLI. Para a VLI, o contrato reforça a presença e o foco da companhia em apoiar o crescimento e desenvolvimento do setor florestal brasileiro, além de reforçar e nossa já sólida parceria com a Portocel”, afirma Alexandre Biller, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI. Ainda segundo o executivo da VLI, o projeto também amplia a presença e parceria da companhia com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, colaborando para o desenvolvimento da infraestrutura regional e gerando soluções logísticas sustentáveis.
 
Resultado de uma joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex, a LD Celulose está investindo R$ 5,2 bilhões na implantação de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Toda a produção será destinada ao abastecimento das unidades da Lenzing, para o fornecimento de fibras produzidas de forma sustentável a fabricantes globais de têxteis e não tecidos.
 
De acordo com o CEO da LD Celulose S.A., Luís Künzel, a empresa foi planejada, em todos os seus aspectos, como um empreendimento pautado pela excelência, sustentabilidade e performance, “além de estarmos localizados dentro de um maciço florestal, o que traz uma distância média muito competitiva, a Ferrovia Centro-Atlântica passa ao lado da empresa, garantindo o escoamento da produção da fábrica direto ao porto. O acordo firmado com a VLI reforça o compromisso da LD Celulose em trabalhar com empresas sólidas no mercado e com grande conhecimento em sua área de atuação”.