Voltar   

ABB lança software que auxilia empresas

Tecnologias | Tecnologia | 13.10.2020




ABB lançou o ABB Ability™ SafetyInsight™, um conjunto de aplicações digitais de software que auxiliam empresas nos setores de processo e de energia por todo o ciclo de vida do Processo de Gestão de Segurança (PSM). 
 
Operando como uma fonte central de informação o software digitaliza dados prévios da Tecnologia da Engenharia (ET) para criar um digital twin de segurança do processo, usando esses dados para assim dar contexto para uma vasta quantidade de dados gerados por meio dos sistemas de tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (TO).
Karl Watson, global digital sales solution architect para Segurança de Processo, ABB Energy Industries, comentou: "Empresas que operam em segmentos de alto risco investem muito tempo e esforço desenvolvendo a estrutura de segurança durante a fase da engenharia da instalação. Esse conhecimento crítico fica muitas vezes 'guardado', deixando os times de operação e da manutenção 'reinventarem a roda' quando se trata de perigos e riscos associados com esses processos."
Ao levar essa abordagem única de combinar dados de TI e TO com dados de TE, o SafetyInsight™ permite que dados valiosos da engenharia (como relatórios HAZOP e LOPA) sejam digitalizados, e facilmente acessíveis pelos times de operação e de manutenção em formatos simplificados, intuitivos, e de visualização fácil de compreender.
Desta forma, a avaliação contínua de riscos pode ter como base dados de segurança digitalizados. A adição dos dados de TI/TO fornece atualizações quase que em tempo real, permitindo o impacto acumulativo das atividades da manutenção e operação a serem visualizados em uma matrix dinâmica de risco, para dar suporte em outras avaliações de risco e gerenciamento de risco operacional.  
Watson continuou: "Dados de Tecnologia da Engenharia, como qualquer digital twin, devem ser validados. O SafetyInsight™ facilita isso ao capturar dados reais da operação e da manutenção no contexto com hipótese prévia do design, permitindo melhorias a serem identificadas e implementadas, em outras palavras, 'fechando o loop'. Além de maior segurança, essas melhorias podem ajudar a minimizar a parada da produção e a reduzir custos com manutenção.  
Esse conjunto possui dashboards de segurança do processo para fornecer a informação correta, para a pessoa certa, na hora certa, para tomar a decisão mais acertada.
Watson concluiu: "O SafetyInsight™ junto com outras aplicações ABB Information Management Systems (IMS) têm um histórico de sucesso ajudando empresas de grande porte no setor de energia a conquistarem o maior tempo em funcionamento para seus ativos - com companhias atingindo até 99%. O conjunto de software também ajudou uma empresa global a reduzir o teste anual das válvulas do sistema de segurança em 30%."