Voltar   

Última geração de dispersores da Voith

Lançamentos de produtos e serviços | Equipamentos | 01.06.2020




  Ajuste hidráulico de distanciamento oferece ajuste continuo e preciso da intensidade de dispersão

·         Ajuste automático do ponto zero oferece resultado de dispersão permanentemente elevado e reprodutível 

·         Projeto robusto, altamente confiável e de fácil manutenção 

 

HEIDENHEIM, ALEMANHA. A Voith está ampliando o portfólio de produtos da sua linha de preparação de massa BlueLine com o lançamento de um novo dispersor com ajuste hidráulico de distanciamento. O InfibraDisp é caracterizado por um ajuste de distanciamento preciso, com variação contínua de posicionamento, ajuste automático do ponto zero e operação amigável. A nova unidade de controle inteligente permite monitorar o desgaste dos discos e evita o risco de contato dos discos com os sensores de vibração. Como principal elemento do Sistema de Dispersão Compacto BlueLine, o novo InfibraDisp maximiza a extração de fibras de alta qualidade de papéis reciclados.

 

InfibraDisp: ajuste hidráulico de distanciamento oferece um ajuste continuo e preciso da intensidade de dispersão

No processo de dispersão, as partículas e tintas indesejáveis são separadas das fibras e moídas até uma dimensão adequada para permitir o seu processamento posterior. O novo dispersor oferece ganhos de resistência extraordinariamente elevados – de até 25% – e otimiza a preparação das estruturas das fibras para a subsequente aplicação de amido. O inovador ajuste hidráulico de distanciamento oferece uma variação contínua e precisa da intensidade de dispersão, garantindo assim o melhor resultado para o processo. O ajuste pode ser feito a qualquer momento por um painel de controle amigável instalado diretamente na máquina. Juntamente com o recém-lançado dispersor, os novos discos para dispersores The Wall da Voith oferecem uma combinação perfeita para garantir os melhores resultados tecnológicos com um consumo específico de energia comparativamente baixo.

 

Ajuste automático do ponto zero oferece resultado de dispersão permanentemente elevado e reprodutível

"O sistema hidráulico do novo dispersor InfibraDisp nos permite garantir um ajuste preciso do ponto zero após a substituição de discos ao toque de apenas um botão. Com isso, dispensamos as intervenções manuais no dispersor," afirma Susana Fernández-Carrión, gerente das plantas de preparação de massa da Saica, em Saragoza, na Espanha. Graças ao ajuste automático do ponto zero, o InfibraDisp garante um resultado de dispersão otimizado o tempo todo. A detecção do ponto zero só é disparada pelo operador, mas é realizada de maneira totalmente autônoma pelo sistema.

 

"Graças ao seu ajuste automático do ponto zero, a operação do InfibraDisp é muito mais simples que a de dispersores disponíveis no mercado," afirma Tomislav Druzinec, engenheiro de start-up da Voith Paper. "A reprodutibilidade oferecida pelo sistema de reconhecimento automático, que é independente do operador do sistema, garante uma significativa estabilização dos processos de dispersão dos nossos clientes."

 

Projeto robusto, altamente confiável e de fácil manutenção

A construção soldada e altamente estável do novo dispersor oferece uma operação de longo prazo, alta confiabilidade e virtualmente isenta de desgaste. A rosca alimentadora é movida pelo acionamento principal do dispersor. Isso resulta em uma alimentação de massa continua e homogênea nos discos, o que não apenas evita a formação de obstruções, mas também minimiza as flutuações de desempenho que costumam ocorrer no processo de dispersão. 

 

Além disso, a rosca alimentadora é de fácil acesso e toda a máquina oferece uma manutenção simples graças ao seu acionamento único.  "Seu conceito de projeto, com um único motor para acionar tanto o rotor como a rosca alimentadora, economiza espaço e também nos permitirá reduzir nossos custos de manutenção," acrescenta Fernández-Carrión. A combinação de lubrificação forçada com lubrificação por cárter alimenta os mancais do InfibraDisp continuamente, aumentando a sua segurança operacional até mesmo em caso de incidentes imprevisíveis.

 

Vantagens em automação graças a unidade de controle com projeto inovador 

Além do novo ajuste hidráulico de distanciamento, outro componente essencial do InfibraDisp é a sua unidade de controle especialmente projetada, que oferece recursos inovadores da Indústria 4.0 não disponíveis em equipamentos convencionais. A unidade de controle é responsável pelas funções de automação, como o controle da detecção automática do ponto zero, o processamento dos valores de monitoramento de vibração e a adaptação do sistema a parâmetros técnicos locais.

 

"O novo sistema de medição do desgaste dos discos nos permitirá aprimorar o monitoramento do desgaste ao longo de todo o ciclo de vida dos discos. Com isso, poderemos comparar o desgaste de diferentes discos ou da operação com diferentes matérias primas, detectando anormalidades inclusive antes de uma parada programada," afirma Fernández-Carrión, exaltando as funcionalidades do produto. No futuro, o sistema de monitoramento de desgaste poderá, por exemplo, conectar-se diretamente à loja virtual Voith Webshop, colocando pedidos de novos discos automaticamente. Além disso, com o monitoramento permanente da vida útil dos discos e o cálculo do seu tempo remanescente de operação, o sistema pode prever e sugerir uma data para a substituição dos discos com antecipação.

 

Sistema de Dispersão Compacto: baixos custos e otimização dos resultados de dispersão

O novo dispersor InfibraDisp integra o Sistema de Dispersão Compacto BlueLine da Voith, que se destaca por sua alta eficiência energética, desempenho confiável, elevado desaguamento e projeto compacto.  Além do InfibraDisp, o sistema de dispersão inclui a prensa parafuso InfiltraScrewpress e a unidade de aquecimento InfibraHeater. 

 

Para saber mais sobre o InfibraDisp e o Sistema de Dispersão Compacto, acesse https://voith.com/corp-en/papermaking/compact-dispersion-system.html.